Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação faz parte do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno

Nesta quinta-feira (20), às 14 horas, será realizada a webconferência com o tema “Doação de Leite Humano em tempos de COVID–19”, como parte das atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A palestra será transmitida via internet e é voltada a profissionais de saúde, estudantes e público em geral.

A convidada palestrante é a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU) de Londrina, enfermeira Letícia Lima Colinete Costa, membro do Comitê de Aleitamento Materno (CALMA) e do Núcleo de Estudos em Neonatologia Obstetrícia e Família (NENOFA). A moderadora será a enfermeira Gheisa Signolfi Lopes, da Unimed. Na palestra, os participantes terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre a doação de leite humano e os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus.

Para participar, é necessário se inscrever no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Prefeitura de Londrina, por meio da Escola de Governo (clique aqui), com a chave de inscrição DLH-2020. A transmissão será pela plataforma RUTE, do Hospital Universitário (HU) de Londrina (clique aqui para acessar).

A SMAM/Agosto Dourado de 2020 tem como tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. Ao longo do mês, diversas ações estão sendo realizadas, a fim de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, conscientizando sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade e continuado até dois anos ou mais. As atividades estão sendo realizadas em conjunto com o Agosto Azul, comemorado no estado do Paraná para promover a conscientização e adoção de medidas voltadas à saúde do homem e do incentivo a paternidade responsável.

A coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, enfermeira Lilian Poli de Castro, explicou que, em 2020, a pandemia de Covid-19 mudou o formato das ações do Agosto Dourado, mas não o foco. “Os eventos de celebração e conscientização estão ocorrendo virtualmente, respeitando o distanciamento social necessário. E isso só foi possível graças ao empenho das Instituições integrantes do CALMA. De modo especial, gostaria de agradecer ao Grupo de trabalho constituído, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde/DAPS; UEL, Departamento de Enfermagem e Banco de Leite Humano de Londrina e a Unimed Londrina, que pensaram cada detalhe da programação”, afirmou.

Lilian apontou que o tema da semana “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável” leva a refletir que amamentar é a opção de alimentação sem custo, não poluente, promove economia de água, sendo mais sustentável para planeta. “É a maneira mais saudável de se iniciar a alimentação infantil. A mãe estabelece vínculos afetivos seguros, o bebê recebe um alimento único, vivo, que se modifica para atender o seu crescimento e desenvolvimento, protegendo contra várias doenças”, enfatizou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.