Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Especialistas nos direitos das crianças e adolescente abordarão os avanços e os desafios que existem na área

Para marcar os 30 anos da legislação mais importante do Brasil na área infanto-juvenil e que mais modificou o entendimento sobre a proteção integral às crianças e aos adolescentes, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Londrina e o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) vão realizar uma transmissão ao vivo (live), na próxima segunda-feira (13), às 14 horas, em suas redes sociais.

Para acompanhar, os interessados deverão acessar a página do CRP-PR, no YouTube, assim como podem fazê-lo pelo Facebook/CRPPR , pelo Instagram do órgão pelo @crp_pr e também pelos comentários no Twitter. Os psicólogos e atuantes nos direitos e garantias dos menores de 18 anos podem formular perguntas e enviá-las aos conselhos, que tentarão esclarecê-las durante a live.

O objetivo é tratar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi assinado no dia 13 de julho de 1990 sob a Lei nº 8.069/1990. Ele é considerado uma referência nacional e internacional no estabelecimento dos direitos e garantias constitucionais para as pessoas menores de 18 anos. Entre os direitos estabelecidos estão presentes os relativos à vida, saúde, alimentação, educação, ao esporte, lazer, formação profissional, cultura e de respeito à dignidade e à liberdade.

O ECA retirou a condição de submissão das crianças e adolescentes do poder familiar e concedeu a eles o status de sujeitos de direitos. Com isso, meninos e meninas passaram a ter direitos e deveres fixados em lei, assim como medidas especiais de proteção e assistência que devem ser executadas, em conjunto, pela família, comunidade e poder público.

Para abordar os avanços, os desafios e as perspectivas que o ECA trouxe e aponta para o futuro foram convidados a Juíza de Direito da Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei de Londrina, Claudia Catafesta, a Promotora de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Paraná, Josilaine Aleteia de Andrade Cesar, os psicólogos e conselheiros do CRP-PR, Paulo Cesar de Oliveira e Renata Campos Mendonça.

Juntos eles vão expor as inovações trazidas pelo estatuto, as polêmicas e reflexões que a lei trouxe, assim como os serviços prestados na atenção psicossocial de crianças e adolescentes. Com isso, eles terão a oportunidade de apresentar os recursos disponíveis para atenção em saúde mental, fazer uma avaliação sobre o papel do Conselho de Psicologia e do CMDCA, assim como das demais entidades da área.

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente está previsto no ECA e é tido como o principal órgão do sistema de garantia de direitos. Ele deve ser composto por membros do governo e da sociedade civil, que definirão as diretrizes para as políticas de infância e adolescência e fiscalizarão as ações de organizações governamentais e não governamentais no atendimento a esse público.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.