Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Público encontrará produtos diversificados, com qualidade e preço justo, no ramo alimentício e de decoração

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) lançou, na terça-feira (20), os produtos natalinos do Programa Municipal de Economia Solidária, com o objetivo de divulgar os produtos dos empreendimentos e fomentar uma nova economia pautada na cooperação, solidariedade e autogestão. A solenidade ocorreu no Centro Público, localizado na Avenida Rio de Janeiro, 1.278.

Este ano estão sendo comercializados os tradicionais panetones, chocotones, biscoitos, trufas, licores de chocolate, mel e café, bombons, massas, café, geleias, entre outros produtos alimentícios, além de itens produzidos com o tema do Natal, como guirlandas, guardanapos, toalhas, caminhos de mesa, cobre-bolos e enfeites. Uma das novidades de 2018 é que o público poderá montar sua própria cesta natalina, com os mais variados produtos disponíveis. Os preços dos itens variam de R$ 5,00 (bolachinha) a R$ 180,00 reais (quadro).

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Inês Galvão de Mello, contou que esta é uma época muito importante para os empreendedores do programa, que se dedicam para produzir itens especialmente para esta data. “São produtos exclusivos, únicos, com qualidade e preço justo. Sabemos que muitos grupos têm, inclusive clientes fixos, que os procuram justamente por conhecer a procedência dos produtos. Convidamos toda a população londrinense para prestigiar a coleção natalina de 2018”, ressaltou.

O gerente de Inclusão Produtiva da SMAS, Rodrigo Zambon, lembrou que os empreendedores do programa integram o público atendido pela Assistência Social e que se uniram em solidariedade, cooperação e trabalho na forma de autogestão. “A atividade proporciona viabilidade econômica para eles, por meio de seus esforços, criatividade, competências e habilidades”, disse.

O representante da Congregação das Irmãs da Pequena Missão para Surdos, Paulo Henrique de Aguiar, contou que a entidade está participando do serviço desde setembro deste ano. “Somos recentes nesta caminhada, mas desde que chegamos aqui temos aprendido muito com os empreendimentos e com os servidores. É uma satisfação participar deste momento importante para o Programa e ser parceiro da Prefeitura de Londrina neste trabalho”, afirmou.

Representando os empreendimentos do Programa, Cleide Oberle, do Mareclê Crochê, contou que está no Programa há três anos, desde que voltou a morar em Londrina, após 40 anos residindo em São Paulo. “Quando eu voltei para Londrina eu precisava de algum trabalho para complementar a minha renda e surgiu a oportunidade de participar do programa. Além da ajuda financeira, participar do Economia Solidária é como uma terapia, pois preenche meu tempo e me permitiu fazer novos amigos”, lembrou.

Pontos de venda

A comercialização está sendo realizada nos dois pontos do programa. Um deles, é o Centro Público de Economia Solidária, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Avenida Rio de Janeiro, 1.278, esquina com a avenida Juscelino Kubitscheck. O outro local é a Casa da Economia Solidária Café e Arte, aberta de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos a sábados das 9 às 14 horas, na Praça 7 de Setembro, na Rua João Cândido, esquina com a Rua Piauí.

Sobre o programa

É conduzido pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Congregação das Irmãs da Pequena Missão para Surdos. São disponibilizados apoio técnico, assessoria e capacitação à produção e comercialização de diferentes produtos.

Atualmente participam do Programa 60 empreendimentos, o que representa cerca de 200 pessoas. Eles atuam em quatro áreas de produção: artesanato, prestação de serviços, alimentação e confecção.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.