Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro é voltado aos interessados em apresentar estudos e projetos para possível concessão da área externa do ginásio

O Programa Municipal de Concessões e Parcerias, desenvolvido pela Prefeitura de Londrina, terá mais uma atividade realizada nesta quinta-feira (10). A partir das 14h, a Fundação de Esportes (FEL) e a Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP) farão uma reunião on-line para apresentação e orientações acerca do edital público de Sondagem de Mercado do ginásio de esportes Moringão. Com este procedimento, a Administração Municipal busca interagir com o setor privado para receber estudos e propostas que possam viabilizar eventuais parcerias para a concessão da área externa do Moringão, tradicional praça esportiva e de lazer da cidade.

O encontro virtual será transmitido por videochamada e terá a presença do presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, e do secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, além de integrantes de gerências e diretorias destes dois órgãos. Para acompanhar a reunião basta clicar aqui. Mais detalhes sobre o edital e o procedimento de Sondagem de Mercado podem ser conferidos neste link https://portal.londrina.pr.gov.br/editais-e-anexos-parcerias/editais-procedimento-de-sondagem-de-mercado .

A finalidade da reunião é tirar dúvidas e instruir os empresários interessados em participar da sondagem, etapa que precede um futuro processo licitatório. Assim, serão apresentados aspectos diversos sobre o perfil do ginásio Moringão, e destacados os pontos principais do Edital de Chamamento Público nº 001/2022, que regulamenta toda essa iniciativa. O conteúdo sobre o ginásio está disponível aqui. Após isso, será aberto espaço para que os participantes façam perguntas e tenham suas dúvidas esclarecidas.

Ao participar da Sondagem de Mercado, o setor privado poderá elaborar e apresentar estudos e planejamentos para analisar a viabilidade da implementação de soluções para o espaço externo do Moringão. Isto ocorrerá por meio de sugestões para eventuais parcerias ou contratações, abarcando coleta de modelos, ideias, estudos de mercado e técnicos, avaliação de especialista, entre outras ferramentas. O espaço externo, previsto para uma possível concessão, é de cerca de 2.262 m².

Segundo o presidente da FEL, Marcelo Oguido, receber estudos da iniciativa privada, durante a fase de sondagem, será de grande proveito para levantar soluções viáveis voltadas ao bom aproveitamento da área externa do Moringão. “No momento, a Prefeitura já faz uma reforma muito importante na parte interna do ginásio, que será devolvido à população revitalizado. Este trabalho vai tornar o espaço muito mais seguro, confortável e agradável a todos que o utilizam, sejam atletas e profissionais do esporte, da cultura e de outras áreas que este equipamento abrange, bem como funcionários e o público visitante em geral. Agora, o objetivo é reunir estudos bem embasados e tentar construir junto ao setor privado uma parceria sólida para transformar a parte externa em um local mais atrativo, aproximando a comunidade”, afirmou.

Oguido disse que, dentre as ideias existentes para o entorno do Moringão, há a intenção de implantar serviços alimentação e lazer, o que poderia incluir foodtrucks e eventos, por exemplo. “Antes de qualquer coisa, é importante ouvir o que o mercado tem a nos dizer e trabalhar para explorar as melhores alternativas, que sejam viáveis, é claro, para o Município. Uma das ações, já com licitação em andamento pela própria Prefeitura, é para a instalação de uma academia ao ar livre na área externa do ginásio. Neste quadro, de soma de forças, as perspectivas são boas e esperamos que haja uma procura positiva neste chamamento público”, salientou.

Prazos e detalhes

Após a reunião de apresentação, os entes privados que desejarem formalizar o interesse em colaborar com a Sondagem de Mercado terão prazo até o dia 4 de março, às 18h. O protocolo é feito junto à Diretoria Administrativa e Financeira da FEL, pelo e-mail diretoriadmfel@gmail.com . É necessário informar no campo assunto “SONDAGEM DE MERCADO” – Edital nº 001/2022.

Já o prazo para elaboração do modelo de negócio para subsidiar a concessão da área externa do Moringão será de 45 dias, contados a partir da reunião de apresentação do edital. Os custos decorrentes do processo cabem exclusivamente às empresas.

Durante o prazo dos editais, serão disponibilizadas datas para que os interessados possam agendar reuniões individuais. Estes atendimentos poderão ser em formato presencial, remoto ou mesmo com visitas técnicas aos equipamentos públicos.

A Sondagem de Mercado integra o Programa Municipal de Concessões e Parcerias de Londrina, com base na Lei Municipal nº 13.299/2021. As concessões ou parcerias público-privadas são contratos firmados entre o poder público e a iniciativa privada para transferir, por tempo determinado, a gestão de um espaço ou serviço público.

Sobre o Moringão

O Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez é administrado pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), tanto em sua parte interna como externa. O local suporta hoje até 7,5 mil pessoas durante jogos, shows, apresentações culturais, formaturas e outros eventos. O endereço é Rua Gomes de Carneiro, nº 315, próximo ao Zerão.

Atualmente, o Ginásio está passando por reformas na área interna, tendo como foco principal a substituição e revitalização de toda a cobertura com telhas termoacústicas. O investimento total da obra é de mais de R$ 7 milhões, e a obra também abrange a recuperação das instalações elétricas, climatização, novo sistema de som, iluminação em LED e outras melhorias.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.