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Objetivo é atender às sugestões feitas pelos professores e pais de alunos, para melhor aproveitamento das atividades remotas

Após a realização de dois questionários, sendo um voltado aos familiares dos alunos da rede municipal de educação, e outro aos professores do Município, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou os novos encaminhamentos pedagógicos. Durante transmissão online, realizada na quarta-feira (27), a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou a grande adesão das famílias e dos professores na participação deste processo.

A primeira pesquisa, voltada aos pais e responsáveis dos alunos, ocorreu no final de abril, com retorno de mais de 20 mil questionários preenchidos. Na sequência, a Educação voltou-se aos professores da rede municipal. “Mais de três mil professores participaram, e enviaram mais de 1.800 sugestões. Então criamos uma comissão pedagógica, composta por 15 professores, que se reuniram de forma remota para ler todas as respostas dos formulários. Eles dividiram as sugestões conforme os temas, formação dos professores, apoio emocional, e atividades para os alunos”, explicou a secretária.

Como resultado desses levantamentos, na próxima semana, os profissionais das unidades escolares terão práticas pedagógicas, de forma remota. A expectativa é que nesses encontros eles discutam e elaborem as estratégias para repasse do conteúdo escolar, que sofreram alterações por conta da pandemia de coronavírus. “A gente vive um momento super difícil, mas uma das coisas que me deixa feliz é que estamos ouvindo todo mundo, e tenho certeza de que estamos no melhor caminho possível”, destacou Maria Tereza.

As atividades presenciais nas unidades escolares foram suspensas em Londrina no dia 23 de março. Para que o conteúdo escolar continue sendo repassado aos alunos, os professores elaboram atividades que são enviadas pela internet, ou retiradas pessoalmente pelos pais e responsáveis, para que as crianças façam em casa.

De acordo com a assessora pedagógica da SME, Mariangela Bianchini, outra proposta aplicada é a redução dos conteúdos elaborados pelos professores e divulgados aos estudantes, pela internet. “São mais de 60 dias sem aulas presenciais, e notamos a necessidade de se reorganizar. Percebemos que muitos pais voltaram a trabalhar, e a demanda escolar é puxada. Então optamos por reduzir o conteúdo diário, sendo que os professores irão gravar vídeos para três dias da semana, e nos demais dois dias letivos outras atividades poderão ser feitas com um prazo bem maior de entrega, para se adequar à realidade de cada família”, explicou.

Houve ainda a revisão do Plano de Estudos Dirigido (PED), e uma resolução, que será publicada no Jornal Oficial do Município, foi repassada aos professores da rede municipal, diretores e coordenadores pedagógicos. “A resolução traz algumas orientações, e fizemos dois guias ilustrados, um para os pais e outro para professores. Esse material destaca como agir durante esse período do distanciamento social, o que é primordial nesse momento, entre outras sugestões”, disse a assessora pedagógica.

Para Mariângela, a revisão foi necessária para se adequar às demandas que os professores e as famílias possuem. “As aulas são muito elogiadas, os professores se dedicam muito e interagem com os familiares. Sabemos que muito municípios copiaram nosso modelo, que trouxe conforto para as famílias e, principalmente, para crianças. Não podemos sair desse caminho, mas precisamos ir além do conteúdo, ver pelo lado humano, acolher a criança e não deixá-la sem amparo escolar, sem o contato com a escola. Então estamos reduzindo o volume, e não a qualidade, afinal é um momento bem delicado, mas temos que partir do ponto de excelência, que é o nível do nosso trabalho”, concluiu a assessora pedagógica.

Ainda na transmissão, foi repassado que a suspensão das atividades nas escolas e demais unidades de ensino deve ser prorrogada, para que não haja contágio ou transmissão de coronavírus nestes locais no período de inverno.

NCPML

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