Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A estimativa é que cinco mil vagas estejam disponíveis na rede municipal, para alunos do P4 ao 5º ano

Pais e responsáveis que queiram ingressar seus filhos na rede municipal, ou transferir a criança para outra unidade, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação a partir de hoje (25). A iniciativa visa auxiliar os interessados quanto à documentação exigida para novas matrículas e transferências, bem como os critérios. E, com o início das aulas no dia 4 de fevereiro, os procedimentos poderão ser feitos diretamente nas unidades escolares, a partir desta data.
A medida é válida apenas para os dois últimos anos de Educação Infantil, e para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, em turmas de P4 ao 5º ano. Para ingresso em séries anteriores da Educação Infantil, é preciso entrar em contato com a Central de Vagas. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h, e o agendamento prévio deve ser feito pelos telefones 3375-0220 e 3375-0282. A lista de documentos solicitada pela Central de Vagas da Educação Infantil pode ser conferida diretamente no link http://bit.ly/CentralVagas Segundo o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, a previsão é que a rede municipal conte com mais de cinco mil vagas disponíveis para as turmas de P4 ao 5º ano. “Por meio dos processos de rematrícula e Chamada Pública, realizados no final do ano passado, já foram confirmadas as matrículas de 40 mil alunos para 2019”, observou.
No entanto, Jesus frisou que a maioria das vagas que ainda não foram ocupadas são de escolas localizadas na zona rural. “É importante que as pessoas tenham a clareza de que, eventualmente, algumas unidades terão poucas vagas disponíveis, ou até mesmo nenhuma. Essa movimentação para que a criança seja matriculada na escola que os pais preferirem pode ser concluída no decorrer do ano, pois novas vagas podem surgir diante de mudanças ou transferências. Então, de qualquer forma, é importante manifestar agora o interesse”, destacou.
O atendimento aos pais e responsáveis a partir desta sexta-feira (25) será feito por meio da Gerência de Matrícula e Documentação Escolar, no telefone (43) 3375-0235. O horário de funcionamento é das 8 horas às 17h30.
Para novas matrículas em turmas de P4 é obrigatório que a criança complete quatro anos de idade até o dia 31 de março deste ano. E para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, a exigência é seis anos de idade completos até o dia 31 de março.
O gerente de Matrícula e Documentação Escolar explicou que, para uma consulta inicial, os pais ou responsáveis podem apresentar os documentos pessoais de identidade, e o documento de identificação da criança, além de fornecer o endereço completo de residência e outros dados básicos.
“Já no ato de matrícula ou transferência, além destes documentos também será solicitado um comprovante de residência recente, que pode ser a conta de água ou energia elétrica; um Atestado de Vacinação da criança, fornecido pela unidade de saúde; e, se a família for beneficiada por algum programa do Cadastro Único, informar o número do NIS, que consta no cartão. Para efetivar a transferência, também é exigida uma declaração da escola de origem”, completou.
Juliana Gonçalves/NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios