Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A estimativa é que cinco mil vagas estejam disponíveis na rede municipal, para alunos do P4 ao 5º ano

Pais e responsáveis que queiram ingressar seus filhos na rede municipal, ou transferir a criança para outra unidade, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação a partir de hoje (25). A iniciativa visa auxiliar os interessados quanto à documentação exigida para novas matrículas e transferências, bem como os critérios. E, com o início das aulas no dia 4 de fevereiro, os procedimentos poderão ser feitos diretamente nas unidades escolares, a partir desta data.
A medida é válida apenas para os dois últimos anos de Educação Infantil, e para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, em turmas de P4 ao 5º ano. Para ingresso em séries anteriores da Educação Infantil, é preciso entrar em contato com a Central de Vagas. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h, e o agendamento prévio deve ser feito pelos telefones 3375-0220 e 3375-0282. A lista de documentos solicitada pela Central de Vagas da Educação Infantil pode ser conferida diretamente no link http://bit.ly/CentralVagas Segundo o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, a previsão é que a rede municipal conte com mais de cinco mil vagas disponíveis para as turmas de P4 ao 5º ano. “Por meio dos processos de rematrícula e Chamada Pública, realizados no final do ano passado, já foram confirmadas as matrículas de 40 mil alunos para 2019”, observou.
No entanto, Jesus frisou que a maioria das vagas que ainda não foram ocupadas são de escolas localizadas na zona rural. “É importante que as pessoas tenham a clareza de que, eventualmente, algumas unidades terão poucas vagas disponíveis, ou até mesmo nenhuma. Essa movimentação para que a criança seja matriculada na escola que os pais preferirem pode ser concluída no decorrer do ano, pois novas vagas podem surgir diante de mudanças ou transferências. Então, de qualquer forma, é importante manifestar agora o interesse”, destacou.
O atendimento aos pais e responsáveis a partir desta sexta-feira (25) será feito por meio da Gerência de Matrícula e Documentação Escolar, no telefone (43) 3375-0235. O horário de funcionamento é das 8 horas às 17h30.
Para novas matrículas em turmas de P4 é obrigatório que a criança complete quatro anos de idade até o dia 31 de março deste ano. E para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, a exigência é seis anos de idade completos até o dia 31 de março.
O gerente de Matrícula e Documentação Escolar explicou que, para uma consulta inicial, os pais ou responsáveis podem apresentar os documentos pessoais de identidade, e o documento de identificação da criança, além de fornecer o endereço completo de residência e outros dados básicos.
“Já no ato de matrícula ou transferência, além destes documentos também será solicitado um comprovante de residência recente, que pode ser a conta de água ou energia elétrica; um Atestado de Vacinação da criança, fornecido pela unidade de saúde; e, se a família for beneficiada por algum programa do Cadastro Único, informar o número do NIS, que consta no cartão. Para efetivar a transferência, também é exigida uma declaração da escola de origem”, completou.
Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.