Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa é voltada para todos os alunos da rede, do Ensino Infantil e Fundamental e EJA, e deve atingir mais de 38 mil estudantes

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina está lançando o Programa Vida, que visa o desenvolvimento integral do ser humano, ressaltando a inclusão e a afetividade no ambiente escolar. O programa deve começar a ser realizado em março e será aplicado em todas as instâncias da Educação, ou seja, nas escolas, com alunos e professores, e também com os servidores da própria secretaria.

Segundo Carla Cordeiro, responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, o programa é voltado para todos os alunos da rede, do Ensino Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e deve atingir mais de 38 mil estudantes.

Carla explicou que a intenção do programa é formar o ser humano nas dimensões cognitivas, éticas, físicas, morais e afetivas, o que compreende uma ação educativa também voltada para o exercício da cooperação, da tolerância, da aceitação e respeito ao outro, da noção de limites, do conhecimento de si e do convívio e participação social. “Acreditamos que a escola vai além da transmissão dos conhecimentos científicos. Ela deve trabalhar a formação humana em sua integralidade, resgatando valores e trabalhando os sentimentos dos alunos”, disse.

Para que a proposta seja executada, uma vez por semana os professores farão um Círculo de Diálogos com os alunos, que nada mais é do que um espaço de conversa em que se pretende aprender um com o outro e, sobretudo, promover o desenvolvimento dos alunos, como seres humanos, social e emocionalmente. “É um momento em que todos poderão falar. Os professores vão abordar questões que envolvam o autoconhecimento ou outras questões pertinentes a esta temática”, contou.

De acordo com Carla, o programa está fundamentado na metodologia da Justiça Restaurativa (lei municipal nº 12.467/2016) e no Programa Amor Exigente (lei municipal nº 10.910/2010), e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Ao longo de 2020 a SME ofertará formações específicas sobre a Justiça Restaurativa, que contribuirão para o entendimento da proposta desenvolvida pelo programa”, adiantou. Diversas ações e projetos da Secretaria este ano, serão norteados pelo Programa Vida, como o Londrina Mais de 2020.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.