Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ação está em sua oitava edição e tem como objetivo arrecadar lacres de alumínio que serão revertidos na compra de equipamentos de mobilidade

Por meio de uma ação social e sustentável, a Unimed Londrina promove a oitava edição da campanha “Eu Ajudo na Lata”, que tem por objetivo arrecadar lacres de alumínio que serão encaminhados a cooperativas de reciclagem. Com o dinheiro, revertido da arrecadação, será possível comprar novas cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade, que posteriormente, distribuídos para as instituições de Londrina e região que foram selecionadas.

A campanha envolve a comunidade local e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a participação de escolas municipais e CMEIs do município. Carla Cordeiro, que integra a equipe de Apoio Pedagógico da SME, destaca a importância da Secretaria em colaborar. “O programa é muito importante, visto que ele visa não só a questão de ajudar o próximo, no sentido da solidariedade, mas também, pela preservação do meio ambiente, já que são pontos fundamentais nos quais trabalhamos com os alunos e que veem ao encontro com o pensamento e a linha de trabalho das nossas escolas”, disse.

Devido à pandemia do novo coronavírus e com o fechamento das escolas e CMEIs, por meio do decreto municipal, essas entidades não serão mais os pontos de coleta. “Neste momento, em que não podemos ter as aulas presenciais, não somos mais o posto de coleta. No entanto, algumas escolas já estavam arrecadando os lacres de alumínio desde o começo do ano e, dessa forma, nós orientamos que elas entreguem a quantia já arrecadada nos outros postos de coleta da Unimed. E claro, as famílias que tiverem interesse em ajudar na campanha arrecadando um número maior de lacres, têm estes outros pontos de coleta para fazer essa entrega”, frisou Cordeiro.

De acordo com a gerente da Área de Sustentabilidade da Unimed Londrina e organizadora da campanha, Fabianne Piojetti,  a parceria com a Secretaria de Educação é muito importante. “Esse é o grande diferencial da campanha em Londrina, visto que estabelecer a parceria com a secretaria potencializou muito a arrecadação, assim como, incentiva também, a discussão junto aos alunos sobre a importância da reciclagem, cuidado com o meio ambiente e cidadania, por meio de uma ação tão simples”, destacou.

Nesta oitava edição, as instituições selecionadas para receber os equipamentos foram a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, a Associação Flávia Cristina, a União dos Deficientes Físicos de Cambé, o Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), a Casa Dia para Idosos de Londrina e o Lar Jayme Watt Longo de Bela Vista do Paraíso. A Secretaria Municipal de Educação, que será contemplada com uma cadeira de rodas.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, as coletas continuam seguindo as medidas protetivas recomendadas pelos órgãos de Saúde. “As pessoas atendidas pelas instituições continuam com as necessidades e, ainda mais com pandemia, reforçamos a importância da arrecadação. A entrega pode ser feita com toda a segurança e todos os cuidados em qualquer ponto de atendimento da Unimed”, reforçou a gerente de sustentabilidade da Unimed. Até o momento, foram arrecadadas cerca de mil garrafas com lacres de alumínio, o que equivale cinco cadeiras.

Os interessados em participar podem doar os lacres de alumínio nos pontos de atendimento da Unimed, como a sede administrativa da cooperativa (Avenida Ayrton Senna, 1.065, 4° andar), Clínica de Vacinas, Clínica Multiprofissional/Unimed Saúde ou nos escritórios regionais de Cambé, Ibiporã, Rolândia, Arapongas e Assaí. Lembrando que a entrega deve ser realizada respeitando as medidas protetivas em virtude da Covid-19.

Em agosto, será realizada uma votação no site da Unimed Londrina que tem por finalidade escolher qual a instituição receberá mais cadeiras de rodas. No entanto, todos as instituições ganham. O resultado final da votação será realizado no começo de setembro e a entrega será feita na primeira quinzena desse mês.

Sobre a campanha

O programa “Eu Ajudo na Lata” ocorre desde 2013. Na última edição, a ação arrecadou 3.053 garrafas cheias de lacres, equivalente a quase 2 mil kg de alumínio. O material foi encaminhado à reciclagem e possibilitou a compra de 20 cadeiras de rodas. Posteriormente, foram doados mais seis equipamentos pela cooperativa médica e por outros clientes, que ajudaram na compra e restauração das cadeiras de rodas. Assim, foi possível distribuir 26 unidades para nove instituições de Londrina e região.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.