Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento vai reunir alunos dos quintos anos de escolas municipais de todas as regiões do Município

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, amanhã (31), a etapa final do II Festival da Matemática, iniciativa que reúne alunos de quinto ano de escolas municipais da zona urbana e rural do Município. Participam da última fase 40 estudantes de 10 unidades escolares, divididos entre manhã e tarde. A competição, aberta ao público, acontece no auditório da Unicesumar, que fica na avenida Santa Mônica, 450.

Às 9h, 20 alunos de 5 escolas das zonas norte, sul, leste, oeste e rural participam de um jogo surpresa. Em seguida, eles serão desafiados em uma dinâmica virtual com tablets para, ao fim da atividade, resolverem uma série de dez situações problema a partir de soluções matemáticas. No período da tarde, às 14h, a programação se repete com o mesmo número de alunos mas de instituições diferentes. Ao final do evento, todos os participantes serão premiados. As escolas receberão um troféu, o professor responsável uma medalha e os alunos uma lembrança.

De acordo com a profissional de Apoio Pedagógico de Matemática da SME, Eliane Sborgi Lovo, o festival contribui para que os estudantes consigam estabelecer vínculos entre a matemática e o cotidiano. “Nós esperamos mostrar que a matemática está no nosso dia a dia, em todos os espaços. Você pode enxergá-la em um jogo, em um relógio, na hora de fazer compras, entre outras atividades. Isto abre espaço para que os professores possam desenvolver conteúdos, comuns aos estudantes, que envolvam o ensino da disciplina”, explicou.

Esta é a quinta e última etapa do II Festival da Matemática, que começou em abril deste ano. O torneio teve início com um período formativo, quando os professores regentes de quintos anos receberam orientações teóricas e metodológicas para desenvolverem o projeto nas escolas. No mesmo mês, foi realizada a Etapa Experimental, período de adaptação dos alunos à metodologia para o trabalho com jogos e resolução de problemas em grupos.

Em maio, os estudantes participaram das etapas Sala de Aula e Escola, que envolveram a resolução dos problemas valendo pontos, a fim de selecionar um grupo composto por quatro alunos que participaram em seguida da Etapa Escola, nível em que cada instituição elegeu uma equipe representante. Esta fase levou à Etapa Regional, quando apenas uma unidade foi eleita para representar a região.

Durante as competições, os alunos são divididos em grupos, para participar de jogos e resolução de problemas matemáticos, dentro das unidades escolares e em espaço coletivo. Em todas as etapas os alunos participam de um jogo e resolvem 10 problemas matemáticos. O objetivo do festival é incentivar o estudo da matemática, entre os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental, e contribuir para integrar as unidades escolares em atividades que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina.

Festival da Matemática

A primeira edição do projeto aconteceu no ano passado e envolveu 63 escolas, com aproximadamente 4.450 alunos participantes. Este ano, 68 unidades escolares se inscreveram, que contam com cerca de 6 mil estudantes de 5º ano.
N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios