Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento vai reunir alunos dos quintos anos de escolas municipais de todas as regiões do Município

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, amanhã (31), a etapa final do II Festival da Matemática, iniciativa que reúne alunos de quinto ano de escolas municipais da zona urbana e rural do Município. Participam da última fase 40 estudantes de 10 unidades escolares, divididos entre manhã e tarde. A competição, aberta ao público, acontece no auditório da Unicesumar, que fica na avenida Santa Mônica, 450.

Às 9h, 20 alunos de 5 escolas das zonas norte, sul, leste, oeste e rural participam de um jogo surpresa. Em seguida, eles serão desafiados em uma dinâmica virtual com tablets para, ao fim da atividade, resolverem uma série de dez situações problema a partir de soluções matemáticas. No período da tarde, às 14h, a programação se repete com o mesmo número de alunos mas de instituições diferentes. Ao final do evento, todos os participantes serão premiados. As escolas receberão um troféu, o professor responsável uma medalha e os alunos uma lembrança.

De acordo com a profissional de Apoio Pedagógico de Matemática da SME, Eliane Sborgi Lovo, o festival contribui para que os estudantes consigam estabelecer vínculos entre a matemática e o cotidiano. “Nós esperamos mostrar que a matemática está no nosso dia a dia, em todos os espaços. Você pode enxergá-la em um jogo, em um relógio, na hora de fazer compras, entre outras atividades. Isto abre espaço para que os professores possam desenvolver conteúdos, comuns aos estudantes, que envolvam o ensino da disciplina”, explicou.

Esta é a quinta e última etapa do II Festival da Matemática, que começou em abril deste ano. O torneio teve início com um período formativo, quando os professores regentes de quintos anos receberam orientações teóricas e metodológicas para desenvolverem o projeto nas escolas. No mesmo mês, foi realizada a Etapa Experimental, período de adaptação dos alunos à metodologia para o trabalho com jogos e resolução de problemas em grupos.

Em maio, os estudantes participaram das etapas Sala de Aula e Escola, que envolveram a resolução dos problemas valendo pontos, a fim de selecionar um grupo composto por quatro alunos que participaram em seguida da Etapa Escola, nível em que cada instituição elegeu uma equipe representante. Esta fase levou à Etapa Regional, quando apenas uma unidade foi eleita para representar a região.

Durante as competições, os alunos são divididos em grupos, para participar de jogos e resolução de problemas matemáticos, dentro das unidades escolares e em espaço coletivo. Em todas as etapas os alunos participam de um jogo e resolvem 10 problemas matemáticos. O objetivo do festival é incentivar o estudo da matemática, entre os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental, e contribuir para integrar as unidades escolares em atividades que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina.

Festival da Matemática

A primeira edição do projeto aconteceu no ano passado e envolveu 63 escolas, com aproximadamente 4.450 alunos participantes. Este ano, 68 unidades escolares se inscreveram, que contam com cerca de 6 mil estudantes de 5º ano.
N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.