Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Professores e gestores passam por cursos antes do retorno às aulas, em 5 de fevereiro; unidades recebem serviços de manutenção e vistoria nesta semana

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e as unidades da rede municipal de ensino de Londrina começaram os preparativos para o retorno dos alunos no início do ano letivo. As aulas iniciam no dia 5 de fevereiro para todas as 87 escolas municipais e 34 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), da zonas urbana e rural. Até lá, as unidades escolares receberão serviços de manutenção e vistorias, além de promover cursos de formação para gestores e professores. Já os Centros de Educação Infantil (CEIs) desenvolvem seu próprio calendário, mas recebem a recomendação da SME para retomar as aulas neste mesmo dia.
 

Os gestores eleitos começarão os trabalhos na próxima segunda-feira (29), e passarão por um curso em período integral durante os dias 29, 30 e 31 de janeiro. Serão palestras, oficinas, referências em gestão, gerenciamento de conflitos, entre outras orientações sobre a administração escolar.
 

De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Mariângela Bianchini, essa preparação dos gestores antes das aulas é algo inédito no município.  “Pela primeira vez, a secretaria realizará esse evento antes do início das aulas, para ajudar os gestores, especialmente os que ocuparão o cargo pela primeira vez. A intenção é ajudá-los a entender como funciona todo o processo pedagógico, trabalhar a questão psicológica e interpessoal, entre outras informações que serão fornecidas”, destacou.
 

Os professores retornarão no dia 1º de fevereiro e também passarão por preparação e práticas pedagógicas durante os dias 1º e 2 do mesmo mês. “É um início de ano letivo atípico, pois além dos novos gestores escolares eleitos, teremos uma grande quantidade de novos professores que começarão a trabalhar na rede, então nossas expectativas são muito positivas”, contou Mariângela. Um total de 505 professores foram convocados no início deste ano.
 

Manutenção

Equipes da SME começaram a realizar os serviços de roçagem nas unidades da região oeste. Após a conclusão, o trabalho seguirá para unidades das regiões norte e sul, e, ao final, para as regiões leste e centro. “O trabalho de roçagem é realizado o ano todo, mas nesse período que antecede a volta às aulas está ainda mais intenso, especialmente por conta das chuvas, que fizeram com que o mato crescesse muito mais rapidamente”, explicou a assessora administrativa da SME, Rosana Marchese.
 

As equipes de limpeza de cada escola começaram os serviços na última segunda-feira (22). Segundo a assessora, 38 unidades também estão recebendo serviços de manutenção estrutural, reforma e ampliação.
 

Vistoria

Equipes da Coordenação de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começaram a realizar vistorias nas unidades escolares nesta semana. “Se forem encontradas irregularidades, como focos do mosquito Aedes aegypti, que possam ser solucionadas na hora, os próprios agentes realizarão a retirada. Caso contrário, a unidade escolar será notificada para limpeza e regularização”, frisou a coordenadora de endemias da SMS, Fabiane Cordeiro.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.