Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa apresenta plano de ação e estratégias que estimularão a competitividade em cinco setores econômicos

Lideranças do setor público e privado conheceram na segunda-feira (19), o Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina. O estudo desenvolvido pela Fundação Certi, em projeto do Sebrae/PR e entidades da cidade, apresenta um plano de ações para estimular o fortalecimento e crescimento de cinco setores econômicos locais: saúde, agronegócio, tecnologia da informação e comunicação (TIC), química e materiais, e eletrometalmecânica.

Para o Planejamento foi preciso mapear a vocação e o potencial do município, levantar oportunidades e tendências de mercado. Em cada área foram traçadas metas e ações individuais que ajudarão a evoluir e descontruir os gargalos existentes. Também foram elencados três grandes projetos coletivos, chamados de ações estruturantes, que serão responsáveis pelo fomento do ecossistema de inovação.

O primeiro deles é a criação de um Centro de Inovação, com infraestrutura de apoio a potenciais empreendedores e empresas da cidade, reunindo academia e mercado e proporcionando uma conexão entre as áreas. Já a segunda é a concepção do Innovation Jump, espécie de uma Trilha Empreendedora em que serão estabelecidas ações integradas de estímulo com eventos de capacitações, vivências e mentorias que tornarão realidade a inovação em grandes e tradicionais empresas, bem como com novos negócios.

Para o ecossistema de inovação de Londrina tornar-se sólido, o estudo apontou a necessidade de estruturar uma estratégia de gestão, em que os principais atores possam interagir e gerar sinergia por meio de uma governança geral. Segundo o estudo, esta é uma das primeiras ações que precisam ser implantas para unir as entidades do ecossistema, organizar a implementação do plano de ação, envolver os atores e proporcionar a aplicação dos passos iniciais.

As ações foram divididas em curto, médio e longo prazo, projetando as expectativas que cada setor deve alcançar nos próximos dez anos. O planejamento também estimula e prevê que dois ou mais setores atuem juntos, como as ações previstas para a área de agronegócio, que contarão com o apoio de iniciativas de TIC e de química e materiais, por exemplo.

Diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, ressaltou que o município tem em mãos uma oportunidade singular de transformar a economia local e da região. “A inovação é peça-chave para o desenvolvimento e com um plano de ações como este, somado a sinergia e o comprometimento que temos aqui, motivam com o cumprimento deste projeto. O Sebrae/PR acredita que, com estas recomendações, será possível lapidar o diamante econômico local”, enfatizou o diretor do Sebrae/PR.

Para Maria Gorete Hoffmann, coordenadora de projetos da Certi, um ambiente propício à inovação é fundamental para a competitividade das empresas e para a diversificação econômica dos municípios. “Como consequência, a cidade de Londrina terá melhores condições de estimular, gerar e desenvolver empreendedores, empreendimentos e ações mais inovadoras, proporcionando novas chances de crescimento para todos”, disse.

Além de conhecerem o projeto, as lideranças também foram estimuladas a seguir o passo a passo apontado pelo planejamento. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Claudio Tedeschi, este é o momento de colocar em prática o que foi orientado. “Um novo ciclo de desenvolvimento como este pode nos levar a etapas virtuosas. Necessitamos dar início o quanto antes a estas ações, sendo que a criação da governança é uma das principais atitudes para que tudo se concretize”, frisou Tedeschi.

A concepção de uma governança possibilitará que novos resultados sejam atingidos em toda a economia, é o que disse acreditar Valter Orsi, presidente do Sindimetal Londrina. “Poderemos aglutinar as lideranças, ter agilidade nas decisões para trabalhar as diferenças e gerar tecnologia e inovação entre diferentes cadeias, agregando valor e novas possibilidades. Este elo central será muito benéfico”, garantiu Orsi.

Apoio

Na avaliação do presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, hoje não existe a possibilidade de se pensar em desenvolvimento sem que não esteja associado a estratégias de inovação. “A união e o engajamento de tantas entidades é um dos fatores que, certamente, ajudarão neste. projeto para que Londrina chegue a patamares elevados”, afirmou.

 Marcelo Belinati, prefeito de Londrina ressaltou que o desenvolvimento econômico é um pilar fundamental para a gestão eficiente do município. “Crescer com o foco no futuro, é isso o que este Planejamento nos mostra e a Prefeitura é parceira e tem postura colaborativa para esta iniciativa que gerará empregos e tributos. Com estas ações será possível construir uma nova realidade”, acrescentou.

A apresentação do Planejamento do Ecossistema de Inovação é para o deputado estadual Alex Canziani um marco para a cidade. Para ele, Londrina tem muitos ativos que ajudarão a alavancar a cidade para uma nova fase da sua economia. “Estamos em uma região com muitas oportunidades, que passa a contar a agora um valioso projeto de ações que já é realidade graças a esta união que encontramos entre entidades e setor público e privado. Este grupo ajuda a solidificar o projeto”, destacou o deputado.

Realização

O Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina, elaborado pela Fundação Certi, é uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com a Acil; Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal); Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec); Fiep/Sesi/Senai/IEL; Sercomtel Participações; Sicoob; Sicredi; Sindicato Rural Patronal de Londrina; Sindimetal Londrina; Sinduscon Norte-PR; Sinfor-PR; e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Durante o evento de apresentação, todas as lideranças e representantes das entidades receberam o relatório executivo do Planejamento e o estudo completo. A população da cidade também poderá ter acesso a estes arquivos por meio do Sebrae/PR, pelo telefone (43) 3373-8000, com a Gabriele.

Adriano Oltramari/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.