Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu na última sexta-feira (23) a visita diplomática do embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, durante a sua passagem pelo norte do Paraná. Ele esteve acompanhado do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura e do deputado federal, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão na Câmara dos Deputados e presidente da Comissão do Paraná de Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, Luiz Nishimori.

De acordo com Satoh, que já foi embaixador do Japão na Espanha, a visita a Londrina atende a um convite da comunidade nipo-brasileira e, também faz alusão a comemoração dos 109 anos da Imigração Japonesa no Brasil, ao Relacionamento Bilateral entre os dois países e às preparações das Comemorações dos 110 anos da Imigração, a ser celebrado em 2018. “É uma grande alegria visitar esta bela cidade de Londrina, atendendo ao convite da comunidade nipo-brasileira. Estou em visita oficial e feliz por confirmar que a comunidade nipo-brasileira de Londrina está sendo muito bem aceita por esta cidade, contribuindo muito para o desenvolvimento em todos os setores. Esses laços são importantes para fomentar o intercâmbio em todos os campos, não apenas no esporte e na cultura. Na área econômica, uma fábrica de doces do Japão está mostrando o interesse em formar aliança com as empresas de Londrina”, enfatizou.
Para o prefeito Marcelo Belinati, a visita do embaixador a Londrina é motivo de grande honra. Ele lembrou que recentemente esteve no Japão, mostrando as potencialidades de Londrina, durante a celebração dos 40 anos de irmandade de Londrina com Nishinomiya, no mês de abril, e a vinda de uma comitiva japonesa no final de maio. “De concreto, o resultado desta parceria foi a ampliação dos intercâmbios culturais de estudantes na área esportiva e cultural, e agora, na área econômica”, afirmou, citando a ida de dois profissionais londrinenses para a fábrica de doces Suzette Co. Ltda, considerada a maior fábrica de doces da Ásia.

“Em uma das maiores fábricas de doces da Ásia, o dono me disse que o sonho dele era ampliar os negócios para a América Latina. Como são comedidos, abriram a empresa para receber profissionais do setor alimentício de Londrina, para um intercâmbio de um ano. Estamos trabalhando para que no futuro, estas empresas venham para a nossa cidade. É o começo de uma história que estava restrita aos segmentos cultural e esportivo. Queremos ampliar isso. Temos uma colônia nipo-brasileira que é responsável por muito da grandeza que hoje Londrina apresenta no cenário nacional. Queremos trazer empresas do Japão para Londrina, para o Brasil, ajudando a gerar emprego e renda. Este é um primeiro passo para atrair empresas de lá para cá”, enfatizou o prefeito.

O deputado federal Luiz Nishimori, ressaltou a importância da vinda do embaixador a Londrina.  Ele destacou que o governo japonês é um dos países que investe no Brasil e há possibilidades de parceria em vários projetos, de diferentes setores.  “A primeira coisa é essa diplomacia, amizade e intercâmbio que começa assim, com a vinda do embaixador e demonstra a importância da cidade de Londrina. Estou muito contente com esse intercâmbio”, salientou.

Após a recepção na Prefeitura de Londrina, a comitiva foi até a Praça Tomi Nakagawa, no Centro. Antes, ela passou pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL).  Participaram da visita os vereadores Mário Takahashi, Eduardo Tominaga e Jairo Tamura; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná, Ricardo Origasa; da diretora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa da UEL, a professora Estela Okabayashi Fuzzi; do secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, e do secretário municipal de Obras e Pavimentação, Fernando Tunouri;  do presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, Ywao Miyamoto, da liderança nikkey, o professor aposentado da UEL e primeiro presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, Toshihiko Tan, e do  subcomandante do 5º Batalhão de Londrina, Mario Celso Andrade.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.