Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos teve a melhor colocação entre empresas que disputam a elaboração do projeto de engenharia para a duplicação dos 50 km de Irerê a Mauá da Serra. A empresa, que tem sede em Curitiba, recebeu nota técnica 99,6 e apresentou o menor preço, que foi de R$3.265.796,68.

Em segundo lugar ficou o Consórcio Prodec-Unidec com nota técnica 92,25 e preço de R$4.305.662,04. Em terceiro lugar o Consórcio Viaponte-Concresolo com nota 83,25 e preço R$3.559.373,01. O consórcio Coba - Engevix não teve a proposta avaliada.

A divulgação das notas e preços ocorreu na sexta-feira (17), no DER, em Curitiba. Antes de anunciar a vencedora, a Comissão de Licitações vai analisar a proposta de preço para saber se a empresa terá condições de executar a obra com o valor proposto. O preço referencial orçado pelo DER/PR é de R$ 5,6 milhões. As notas técnicas são baseadas na experiência prévia, na qualificação dos profissionais e no plano de trabalho.

De acordo com a comissão, essa fase é mais rápida. O resultado será enviado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - financiador do projeto - para a “não objeção”. A previsão é concluir a licitação e contratar a vencedora até fevereiro.

“Nós tivemos hoje uma excelente notícia porque na avaliação do próprio DER a melhor proposta também é da empresa que apresentou o menor preço, já que essa modalidade de licitação é uma composição com base na qualidade e custo. E a grande notícia é que a empresa poderá entregar o projeto em um ano, três meses a menos do que está previsto no edital”,  comentou o deputado Tiago Amaral, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, e integrante da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região, que reúne entidades da sociedade civil organizada com o objetivo de definir as obras prioritárias para Londrina e região, assim como cobrar e acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte.    

Projeto

O projeto de engenharia está dividido em dois trechos. O trecho 1, que começa na BR-376, no acesso a Mauá da Serra, e vai até a entrada do acesso à Lerroville, tem quase 27 km. Já o trecho 2, que começa depois do acesso a Lerroville e vai até o KM 50, tem quase 23 km.

Comissão de Infraestrutura

Criada em julho de 2017, a comissão reúne entidades da sociedade civil organizada com o objetivo de definir as obras prioritárias para Londrina e região, assim como cobrar e acelerar obras e projetos prioritários para a expansão econômica da região norte.  Por meio do trabalho da comissão foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e logística, como a duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, uma antiga reivindicação regional que está em andamento; a conclusão do novo traçado do projeto do Contorno Norte (em 3 etapas), e as três passarelas na PR 445, em Cambé e Londrina. A Comissão atua também para viabilizar as obras dos viadutos Bratislava, em Cambé, e Grêmio (na Angelina Ricci Vezozzo), em Londrina.

Atualmente  integram a comissão deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão.

Rosi Guilhen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.