Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fabricante de produtos de fricção vai abrir portfólio para que autopeças sejam intermediárias nas vendas online para o consumidor final

A empresa londrinense OriginALLparts lançou, na quinta-feira (15), o primeiro dropshipping do setor automotivo do Brasil. A plataforma, desenvolvida com apoio do Sebrae/PR, será aberta inicialmente para a carteira de clientes, composta por lojas de autopeças. O dropshipping é um método de vendas no varejo que não exige a manutenção de estoques de produtos pelo vendedor. O dono do e-commerce atua como um intermediário para a compra e fica responsável apenas pelo marketing e vendas. Todos os processos de reserva e entrega são realizados pelo fornecedor original que, neste caso, será a indústria com sede em Londrina.

A OriginALLparts atua no ramo de fricção e fabrica pastilhas e sapatas de freio, sensor de desgaste, calço lateral, kit reparo e acessórios para as pastilhas de todas as marcas de veículos automotivos. O proprietário e administrador da empresa, João Paulo Tristão, explica que a pandemia tornou mais evidente a necessidade da marca se fazer presente online, porém, não dava para simplesmente criar um e-commerce próprio e passar a concorrer com os próprios clientes, as lojas de autopeças que já possuem canais de vendas na internet. Por meio da tecnologia dropshipping, o empresário encontrou uma maneira de se aproximar do consumidor final sem desrespeitar a cadeia distributiva.

 “É uma mudança de cultura, especialmente no mercado de autopeças, que é muito conservador. Com esse projeto, nossos clientes e consumidores ganham. O consumidor terá acesso a produtos com certificação do Inmetro e compras mais econômicas, pela redução de custos de operação, e liberdade de escolha. Ao mesmo tempo, vamos gerar valor para nossos clientes, as autopeças, trabalhando em conjunto com a cadeia automotiva”, afirma Tristão. O objetivo é fidelizar a rede de distribuidores da indústria e fortalecer as vendas da marca. Para as autopeças, o investimento em estoque é zero. Elas também economizarão na gestão da expedição e logística, e poderão trabalhar com o portfólio completo de produtos da OriginALLparts.

Tristão conta que a ideia do projeto nasceu durante a participação no programa Alto Potencial, do Sebrae/PR, no ano passado. O programa visa potencializar o crescimento dos negócios, com a elevação da competitividade a níveis internacionais, aumento do número de vendas e acesso a novos mercados. Já a conclusão do desenvolvimento e implantação da tecnologia ocorreu durante o programa Brasil Mais, com apoio do Agente Local de Inovação (ALI). “Contratamos uma consultoria externa, com subsídio do Sebrae/PR, que nos ajudou no processo. Mesmo diante da crise e pandemia, não nos acomodamos e fomos atrás de alternativas”, explica.

Depois de lançar para a carteira própria de clientes, a empresa vai abrir a oportunidade para a rede de distribuidores de todo o Brasil em setembro e para todo o mercado em novembro, durante a realização da feira Automec 2021, o maior evento do segmento de Reposição e Reparação Automotiva do Brasil. “A receptividade da nossa carteira de clientes tem sido incrível”, comemora.

O consultor do Sebrae/PR, Eduardo Ribeiro Bueno Netto, destaca o pioneirismo da indústria londrinense, que está há 23 anos no mercado e inaugura o dropshipping no setor automotivo brasileiro. “A empresa contou com nosso apoio em todas as etapas do projeto, desde a concepção até a implementação da tecnologia que, com certeza, resultará em ganhos de competitividade e vendas”, afirma.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.