Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

74,6% das empresas do comércio, serviços e turismo da região possuem expectativa favorável para o primeiro semestre do ano

Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo de Londrina e Região nunca estiveram tão otimistas. Segundo Pesquisa de Opinião elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 74,6% do empresariado esperam ter aumento nas vendas neste 1º semestre de 2019. É a melhor expectativa da série histórica da pesquisa, iniciada há 17 anos, e a segunda melhor do Estado. 

A média estadual de otimismo dos empresários é de 73,2%, e teve alta de 21 pontos percentuais em comparação à edição anterior da pesquisa, que era de 51,8%, e fazia menção ao segundo semestre de 2018.

A mudança tão radical na opinião dos empresários é reflexo da esperança de melhora da economia em função dos novos governos federal e estadual. Além disso, a confiança do consumidor voltou a subir e o varejo paranaense apresentou em 2018 o primeiro aumento real no volume de vendas desde o início da crise, em 2014. Prévia da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR revela que até novembro o comércio de Londrina cresceu 11,66%.

Número de funcionários

Os empresários também pretendem contratar mais em 2019. A parcela de empresas londrinenses que planeja aumentar o número de colaboradores é de 26,8%, contra apenas 2,5% na última sondagem. A maior parte (56,3%) intenciona manter o quadro funcional e apenas 8,5% devem reduzir sua força de trabalho.

Novos investimentos

Conforme o estudo, 39,4% das empresas de Londrina e Região pretendem investir em seus negócios neste semestre, contra 20% na última sondagem. O mesmo percentual (39,4%) afirma que não fará novos investimentos e 21,1% ainda não decidiram.

Demais regiões

Dentre as sete regiões avaliadas pela pesquisa, a região Oeste concentra o maior número de empresários otimistas, com 77,6%. Na sequência está Londrina (74,6%), seguida por Ponta Grossa (73,9%), Maringá (72,9%), Curitiba e Região Metropolitana (72,7%) e o Sudoeste (71,9%).

Asimp/ Fecomércio PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.