Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo de 15 empresas, selecionadas por edital, estão em busca de expansão de mercado e eficiência em gestão, que proporciona lucratividade crescente

O Sebrae/PR, em Londrina, deu o “ponta pé inicial” no Projeto Empresas de Alto Potencial, que tem como objetivo auxiliar na transformação de empresas de alto potencial e com padrões internacionais de competividade. Os resultados esperados são o aumento médio de 20% no faturamento e de 30% na eficiência de gestão.

Em Londrina, o primeiro Seminário do Projeto de Empresas de Alto Potencial foi realizado no último dia 31. Na ocasião, o especialista Mario Nei Paccagnan fez uma apresentação global do Projeto e dos conteúdos que serão abordados, como: Gestão do conhecimento e Cultura Organizacional; Liderança e os Sete Hábitos das Pessoas altamente Eficazes; Estratégia e Planejamento; Marketing Estratégico, Comportamento do Consumidor e Inteligência de Mercado; e Modelagem de Negócios: Business Model Canvas e Value Proposition Design.

Ricardo Magno, consultor do Sebrae/PR, explica que, após essa primeira etapa de sensibilização, os consultores da entidade irão visitar as empresas para coletar dados sobre maturidade e organização, conhecer o mercado e levantar a opinião de clientes para traçar as estratégias. “O Projeto vai ‘oxigenar’ as ideias, dar inspiração e promover trocas de experiências entre os participantes, que vão contribuir com a elaboração de estratégias, focadas na estruturação da empresa para a expansão do mercado nacional e internacional”, observa.

A Bravobrew, empresa de equipamentos cervejeiros que está há dois anos no mercado, foi uma das selecionadas para participar do Projeto. Paulo Barbetta, da Bravobrew, atua no ramo da inovação e pretende conhecer ferramentas de gestão para obter melhores resultados. “Estamos de olho no mercado internacional, mas precisamos nos preparar para isso. Nossa expectativa, durante o Projeto, é melhorar os rendimentos, ainda em 2017, e a eficiência da empresa”, diz.

Siddhartha Costa, diretor administrativo da AWF Brasil, conta que a empresa, que atua há 54 anos no ensino de línguas estrangeiras, se transformou em franquia em 2016. Com o Projeto de Empresas de Alto Potencial, a ideia é crescer ainda mais e expandir os negócios. “O mercado internacional está nos planos da franqueadora. Já trabalhamos como Sebrae/PR há bastante tempo e é uma honra estar entre as 15 empresas selecionadas no edital na região norte do Paraná”, ressalta.

Alto Potencial

Ricardo Magno destaca que um pequeno negócio de alto potencial é uma empresa que apresenta potencial de crescimento, além de capacidade elevada de se diferenciar e gerar valor por meio da inovação. “Queremos prepará-las para o crescimento acelerado. A intenção é promover expansão de mercado (faturamento) e eficiência na gestão (lucratividade), por meio de capacitações, orientações e consultorias nas áreas de maturidade de gestão, inovação e crescimento econômico sustentável”, informa Magno.

O Projeto prevê a realização de seminários sobre estratégias e planejamento, diagnóstico (maturidade da estratégia atual, análise de mercado e pesquisa com clientes e concorrentes), proposição de estratégias (fixação de metas frente às oportunidades mapeadas), portfólio de estratégias e projetos para viabilizar o crescimento e implementação do controle estratégico.

No Paraná, a ação atenderá um total de 85 empresas, sendo que 15 delas são de Londrina e da região norte. Os participantes foram selecionados por meio de edital, que levou em consideração a maturidade da gestão dos empreendimentos.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.