Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O convidado e palestrante será o fundador-presidente da Pró-Inclusão e Conselheiro Nacional de Educação em Portugal, David Rodrigues

Hoje (23), às 10 horas, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, vai realizar um encontro com o fundador-presidente da Pró-Inclusão e Conselheiro Nacional de Educação em Portugal, David Rodrigues. A mediadora será a professora e doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Danielle Nunes Martins do Prado. O debate será transmitido via internet, pelo canal do YouTube, e poderá ser acessado clicando-se aqui.

O tema será “O que nós que ensinamos, podemos aprender com a pandemia?”. O objetivo é que os professores da rede municipal e interessados possam ouvir e aprender com as experiências trazidas pelo doutor pela Universidade Técnica de Lisboa (FMH) e conferencista da UNESCO de Portugal. Isso porque, durante cerca de uma hora, o professor de Portugal falará sobre os desafios que a educação tem enfrentando durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo Rodrigues, a pandemia desenhou um grande ponto de interrogação sobre a educação, visto que a escola presencial é o local onde todos depositam os recursos para combater a desigualdade e promover os direitos humanos e educacionais dos alunos e familiares. “Agora, quando a escola encerra, nós não abandonamos os nossos alunos e procuramos de todas as formas possíveis que a desigualdade não se agrave ainda mais e que nenhum aluno fique para trás. Eu estou orgulhoso dos colegas professores, sobretudo os professores da escola pública por não defraudarem as esperanças de tantas crianças e jovens que depositam em nós e na educação as suas melhores esperanças de uma vida digna e feliz”, disse Rodrigues em mensagem aos professores.

A mediadora do encontro e professora da rede municipal de ensino explicou que a intenção é abrir um espaço de voz ao estudioso, que é repeitado internacionalmente. “Ele é uma pessoa de referência internacional no trabalho de educação inclusiva. Já ministrou aulas em universidades da Europa e dos Estados Unidos. É um presente para nós, da rede municipal de ensino, e uma oportunidade de pensarmos juntos a educação nesse período de tantas incertezas. Por isso, acreditamos ser importante falar sobre o que a gente tem aprendido nesse tempo, vermos a realidade vivida em Portugal e refletirmos sobre a luta da educação contra a desigualdade, porque nossos professores têm se empenhado muito nisso”, esclareceu.

As aulas presenciais em Londrina estão suspensas até, no mínimo, dia 31 de julho. Porém, desde a suspensão, os alunos da rede municipal de ensino têm recebido materiais para acompanharem as atividades remotamente. Além disso, a Secretaria de Educação distribuiu alimentos referentes à merenda escolar e cestas básicas, com a ajuda da Secretaria Municipal de Assistência Social. No momento, ainda não há previsão para o retorno das atividades presenciais.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.