Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Marcelo Belinati recebeu, em reunião realizada nesta segunda-feira (3), um documento reunindo os estudos técnicos referentes à avaliação imobiliária para a Planta Genérica de Valores, para fins do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O material tem como natureza a atualização dos valores venais dos imóveis para efeito de lançamento do IPTU junto aos contribuintes, não tratando, neste caso, das formas de atualização na cobrança do imposto.

O documento técnico entregue foi elaborado por uma Comissão Especial coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e referendada por representantes de várias entidades da sociedade civil organizada. No encontro, os integrantes da Comissão debateram com o prefeito questões relacionadas ao estudo, cujos dados constantes já estão integrados na base de dados do sistema tributário da Prefeitura de Londrina. A equipe foi instituída por meio de uma portaria assinada em março de 2017.

A partir do estudo, o Executivo vai estudar a alíquota que será aplicada e que será base de um projeto de lei, que será encaminhado em breve à Câmara Municipal. Depois do estudo, o valor venal dos imóveis em Londrina representará, em média, 65% a 70% do valor real de mercado.

Segundo o presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Brazil Alvim Versoza, o grupo especial formado para realizar o estudo técnico avaliou o valor dos imóveis e sua coerência com o que existe no mercado imobiliário hoje. “A equipe constatou que os valores venais dos imóveis detectados estão inseridos em uma faixa coerente em relação ao que o mercado oferece atualmente como preço. Todos temos ciência de que o município atravessa um momento difícil, com déficit de orçamento, e que a revisão necessita ser feita. Como isso irá ocorrer ainda será estudado e definido mais para frente”, disse.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina (Sincil), Marco Antonio Bacarin, adiantou que as entidades que compõem a Comissão devem voltar a se reunir com o prefeito para debater a alíquota a ser aplicada. “O ideal é alinhar as posições, de forma que sejam contempladas as necessidades da Prefeitura e também a capacidade do contribuinte”, analisou.

Por sua vez, o vice-presidente do Conselho Regional de Corretors de Imóveis (CRECI), Rosalmir Moreira, ressaltou que é importante que haja a aproximação da sociedade civil com a Administração Pública para a troca de informações técnicas e de conhecimentos práticos por quem já atua no mercado imobiliário. “Todo compartilhamento de informações feita dessa forma é essencial para o desenvolvimento da cidade. Vamos tentar dar o suporte necessário ao prefeito dentro da nossa capacidade técnica com este estudo, que fornece valores dos imóveis e avaliações baseadas nas normas técnicas, de forma fundamentada e ordenada”, completou o presidente do Sinduscon Norte do Paraná, Rodrigo Zacarias.

Integram a Comissão Especial as seguintes entidades: Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL); Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI); Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina (Sincil); Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi).

Também participaram da reunião desta segunda-feira (3) os membros de entidades e associações locais e os secretários municipais de Fazenda, Edson de Souza, e de Gorverno, Marcelo Canhada, além de técnicos da Prefeitura de Londrina.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.