Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em apenas um dia e meio, mais de 100 armas de plástico já foram entregues pelos alunos

Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de buscar resolver os conflitos por meio do diálogo e sem o uso da violência, a Escola Municipal Zumbi dos Palmares, na região sul, começou na terça-feira (10) uma campanha chamada Arma? Nem de Brinquedo. Durante o mês inteiro de setembro, os alunos da unidade escolar que desejarem poderão trocar uma arma de plástico por outro brinquedo novo.

Segundo a diretora da escola, Marlene Valadão, a campanha já arrecadou até ontem (11), mais de 100 armas de brinquedos. Aqueles que entregam as “arminhas” recebem em troca um brinquedo novo, doado pelas professoras, coordenadores, diretoras e pelo Conselho Municipal da Cultura de Paz de Londrina (COMPAZ).

Entre os itens que os pequenos podem escolher há bonecas, bolas, carrinhos, livros, caixa de lápis de cor, cadernos para colorir, motos de plástico, bonecos de aventura, quebra cabeças e camisetas da Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando.

Todas as armas de plástico recolhidas na escola serão destinadas ao COMPAZ e à ONG Londrina Pazeando, que no dia 5 de outubro fará o 6º Manifesto Pela Paz e Desarmamento Infantil, no Calçadão Central. Na oportunidade, as armas de brinquedo serão destruídas a fim de demonstrar que a violência não é o melhor caminho, nem de brincadeira.

De acordo com a diretora, as ações feitas em prol da paz fazem a diferença porque ajudam a reduzir muito o número de casos de brigas, de depredação do prédio público e de agressões entre os alunos. “Hoje, chamamos eles para conversar e eles pedem desculpas, sem usar da violência. Ganhamos muito estimulando a cultura de paz, o desarmamento e a não violência. A troca de brinquedos é só mais um atrativo para isso”, explicou Marlene.

Além dessa iniciativa, a escola foi a primeira de Londrina a implantar, em 2015, o trabalho dos ciclos restaurativos da Justiça Restaurativa. Também realiza jogos como a Trilha pela Paz, teve diversos desenhos e textos publicados nos livros do COMPAZ e do Londrina Pazeando e, no dia 28 de agosto, participou da inauguração do Totem pela Paz e Dado da Paz, na Academia ao Ar Livre do Lago Igapó.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.