Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na segunda-feira, 4 de dezembro, o Colégio Estadual Polivalente de Londrina (Norte-Central paranaense) recebeu atividades do Projeto Geração Atitude, iniciativa do Ministério Público do Paraná voltada a incentivar a participação política e o exercício da cidadania entre os estudantes paranaenses, desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação. As atividades foram coordenadas pela 22ª Promotoria de Justiça de Londrina.
Neste ano, essa foi a terceira oportunidade em que as Promotorias de Justiça londrinenses realizaram ações do Geração Atitude. No dia 29 de setembro, promotores de Justiça da 22ª e da 10ª Promotoria (especializadas na área da Infância e Juventude) estiveram na Escola Municipal Behair Edna Mendonça (Jardim Paraíso). No dia 30 de outubro, foi a vez do Colégio Estadual Newton Guimarães (Vila Brasil). As atividades contextualizam os temas trazidos pelo Guia do Cidadão (publicação elaborada para servir de apoio ao projeto), de modo que os adolescentes possam associar os assuntos ao próprio cotidiano. O objetivo é fazer com que eles tenham conhecimento de seus direitos e manifestem seus anseios nas urnas, por meio do voto, bem como no dia a dia, com atitudes transformadoras.
Em média, cerca de 50 estudantes participaram das atividades em cada escola, que envolveram a abordagem de temas voltados à sensibilização dos jovens para o exercício da cidadania e o combate à corrupção. Os membros do MPPR expuseram o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil; falaram sobre a atuação do promotor de Justiça; explicaram conceitos de política, cidadania e democracia, entre outros; esclareceram qual o papel de prefeitos, vereadores e governadores e do presidente da República; discorreram sobre o funcionamento das eleições e do processo eleitoral no Brasil, bem como sobre a importância da participação popular, além de outros temas suscitados durante o evento.
Lançado em 2014, o Projeto Geração Atitude já mobilizou cerca de 53 mil alunos de escolas da rede pública do estado, em ações desenvolvidas por 110 promotores de Justiça do MPPR em suas comarcas. No ano passado, o programa foi transformado em política pública estadual, com edição de lei que tornou o Projeto Geração Atitude atividade obrigatória no ensino médio estadual. Acesse aqui o site do projeto.

Asimp/Ministério Público do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.