Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentação narra a trajetória dos imigrantes com a participação de atores, grupos de dança e os famosos tambores orientais

Para comemorar aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, (1908 - 2018) o Integranikkey – grupo formado por voluntários com o objetivo de estimular a união e o engajamento dos descendentes de japoneses – montou um grande espetáculo cênico-musical com a participação de mais de 200 pessoas entre artistas, cantores, dançarinos e esportistas. A estreia do “Espetáculo IMIN 110 Londrina” será nesta sexta-feira (22), às 19h, no palco do Teatro Ouro Verde.

A temática principal gira em torno da história da imigração japonesa no Brasil. O espetáculo é um passeio pela trajetória dos descendentes no decorrer das gerações, uma apresentação inesquecível contada através da potência do som dos tambores japoneses, cenas teatrais e as belas coreografias das danças orientais. A montagem apresenta o melhor da cultura artística tradicional e contemporâneas do Japão e é um presente à cidade de Londrina, que recebeu de braços abertos milhares de descendentes japoneses.

Três grupos artísticos nipo-brasileiros de grande destaque nacional e internacional, que se dedicam à preservação da cultura japonesa, pela primeira vez vão estar juntos no palco: Sansey, Ishindaiko e RKMD. O ritmo vibrante e contagiante de seus tambores promete impactar os espectadores que forem ao Ouro Verde, tanto pela qualidade acústica e sonora, como visual e teatral.

A curtíssima temporada do “Espetáculo IMIN 110 Londrina” começa na sexta-feira (22), às 19h, no Ouro Verde. No sábado (23, ESGOTADO), haverá nova apresentação, também às 19h, e no domingo (24) duas sessões: às 15h(ESGOTADO) e 19h. Os ingressos podem ser adquiridos em dois pontos de venda: Loja Kilax Japan (Rua Minas Gerais 194) e na Loja Chocolates Brasil Cacau (Av. Madre Leônia Milito, 1175).

Grupo Sansey

Londrina possui diversos grupos artísticos nipo-brasileiros de grande destaque, entre eles, o Grupo Sansey, heptacampeão brasileiro de Yosakoi Soran (dança contemporânea japonesa). O Sansey ficou conhecido internacionalmente em 2008 por sua apresentação no 17º Festival Yosakoi Soran, em Sapporo, Japão. Em 2012, participou novamente do Festival, em sua 21ª edição, sendo o primeiro grupo estrangeiro competidor.

O Grupo Sansey também é o criador do Matsuri Dance, uma dança animada inspirada no tradicional Bon-Odori, com coreografias jovens e inovadoras que atrai milhares de pessoas, descendentes de japoneses ou não, nos festivais nipo-brasileiros.

Ishindaiko

O Ishindaiko é heptacampeão brasileiro de Taiko (tambores japoneses). O grupo já se apresentou no exterior, tendo representado o Brasil no 9th Junior Taiko Contest, em Kyoto, Japão, em 2007, onde também tocou com o Grupo Yamato no Hibiki e se apresentou nas províncias de Gifu e Shiga. O grupo também esteve presente na Argentina, em 2009, realizando diversas performances em Buenos Aires. Em 2017, o Ishindaiko participou do East Coast Taiko Conference 2017, realizado em Providence, estado de Rhode Island, nos EUA.

RKMD

O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Tambores Festivos do Reino de Ryukyu) foi fundado em 1982, em Okinawa, Japão. As apresentações trazem músicas tradicionais, contemporâneas, o kata do karate e os sons das batidas do taiko. A filial de Londrina possui mais de 100 componentes, que realizam apresentações em diversos festivais e eventos, locais e regionais.

Integranikkey

O Integranikkey foi criado em Julho de 2013, com o objetivo de fomentar a união e o engajamento de pessoas da comunidade nikkei, para juntos, organizar, planejar e se beneficiar de ações concretas voltadas ao desenvolvimento profissional, pessoal e de negócios com foco na comunidade de Londrina.

Atualmente conta com mais de 2.000 participantes, entre empresários, profissionais de empresas públicas e privadas, e estudantes. O grupo nasceu a partir da iniciativa de 12 jovens nikkeis preocupados com a manutenção da cultura e valores orientais na comunidade. Seus participantes são todos voluntários.

Ingressos: Loja Kilax Japan (Rua Minas Gerais 194) e Loja Chocolates Brasil Cacau (Av. Madre Leônia Milito, 1175) 

(Lucas Muraguchi)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.