Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi realizada, ontem (19), a apresentação do relatório final do Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina. O prefeito Marcelo Belinati participou do encontro realizado na sede do Sebrae/PR, entidade que idealizou a construção do estudo em parceria com diversas entidades representativas do município. O documento foi elaborado pela Fundação CERTI, que aplicou metodologias com o objetivo de obter resultados para favorecer a estruturação de ambientes de inovação na cidade.

Dessa forma, o relatório apresenta um plano de ação focado em cinco setores estratégicos prioritários para alavancar o desenvolvimento local: Saúde, Agronegócio, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Química e materiais, e Eletrometalmecânica.

De acordo com o assessor para assuntos estratégicos da Prefeitura, Luiz Figueira, que também esteve presente na atividade, a integração entre os diversos atores que compõem a construção do Ecossistema de Inovação de Londrina é o principal fator que irá proporcionar a articulação ordenada das ações a serem implementadas, envolvendo a participação da sociedade civil, empresas e poder público.

Figueira explicou que a Prefeitura de Londrina, enquanto apoiadora e integrante do plano, tem o papel de colaborar com a articulação de medidas para se criar um ambiente mais receptivo a empresas e investidores, por meio de políticas públicas de apoio à inovação e empreendedorismo, voltadas ao fortalecimento das empresas dos segmentos abrangidos no plano estratégico de ação.

O assessor citou, como exemplo do potencial do município, a chegada da empresa Tata Consultancy Services (TCS) em Londrina, multinacional indiana que é uma das líderes mundiais em soluções de serviços da área de TI. “A instalação de uma empresa desse porte em nossa região só reforça o nome de Londrina como polo tecnológico no Brasil, abrindo portas e ampliando as possibilidades de atração de investimentos para os outros segmentos com oportunidade para inovação. É necessário trabalhar de forma integrada e esse movimento, que já vem acontecendo, tende a se fortalecer e proporcionar mais crescimento à cidade em diferentes áreas”, analisou.

Iniciado em junho de 2017, o planejamento do ecossistema de inovação ocorreu de forma conjunta, envolvendo a participação de mais de 100 representantes de diferentes segmentos, entre empresários, pesquisadores, professores universitários, membros do governo municipal, representantes dos grupos de inovação, além de integrantes de associações e entidades. Além da fase de elaboração do documento, o planejamento também contou com a realização de três workshops em Londrina, entre agosto e dezembro de 2017.

Segundo o coordenador estadual de ecossistemas de inovação do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, a elaboração do Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina ocorreu após um mapeamento de vertentes como a vocação e o potencial da cidade, além das tendências de mercado, levando em conta os cinco setores elencados como foco e a participação de instituições de ensino, empresas, entidades e órgãos governamentais. “O plano inclui ações estratégias de médio e longo prazo para os setores prioritários de inovação que têm o potencial de alavancar as qualidades que Londrina já possui”, comentou.

Heverson ainda apontou que a ideia é consolidar essa integração e potencializar, de forma transversal, espaços direcionados às áreas de inovação, para que o município consiga trazer mais empresas e obter alto valor agregado em seus negócios.

A Prefeitura de Londrina é um dos atores do Ecossistema de Inovação de Londrina, participando do processo por meio de seu gabinete e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.