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Evento realizado pelo Sebrae/PR atraiu mais de 300 empresários interessados em aprimorar a aplicabilidade das ferramentas de marketing

A segunda edição da Semana Empresarial promovida pelo Sebrae/PR, em Londrina, discutiu a expansão de mercado por meio do marketing, entre os dias 19 a 22 de agosto. O evento atraiu 300 empresários, com média de 120 participantes por dia, interessados em conhecer novas estratégias e ferramentas de marketing.

Entre os temas abordados durante a Semana estavam mídias digitais, diferenças entre marketing e marketing digital, neuromarketing e a transformação digital por meio das pessoas. Liciana Pedroso, consultora do Sebrae/PR, destacou que a escolha do tema se deu para que os empresários e gestores de pequenos negócios compreendessem, por meio de exemplos reais e aplicáveis, os efeitos de técnicas de marketing quando aplicadas para alcançar novos mercados, ampliação das vendas e lucro.

“Todo empreendedor que planeja o crescimento de sua empresa precisa, necessariamente, enxergar as possibilidades de comercialização e divulgação que o marketing proporciona. A cada dia da programação, com diferentes temas, abordamos isso com os participantes”, detalhou.

Em tempos de redes sociais e conexões digitais, o Instagram tem despontado como o aplicativo de maior relevância para as empresas. “Os negócios que querem estar próximos, conectados com seus clientes, precisam estar inseridos neste ambiente. O diferencial destas redes é que mesmo quando as empresas erram em algum posicionamento, existem estratégias de marketing que podem ajudar a corrigir a falha e a alavancar a empresa”, completou a consultora.

Para a diretora de marketing e sócia de uma empresa na área da moda, Isabella Barroso Oliva, o evento ajudou a reforçar a tendência de que o marketing deve atingir o cliente de forma leve e agradável. “Fiquei dez anos fora do País e me surpreendi com a qualidade dos cursos e palestras oferecidos em Londrina. Um dos pontos que chamou a atenção foi a abordagem sobre o marketing humanizado”, conta Isabella.

Dona de uma confecção e comércio de peças modeladoras, a exemplo das pós-cirúrgicas, Neli Ferreira Linn, foi ao evento decidida a aprender sobre como ter uma boa presença na internet.

“Entre as informações que mais me chamaram a atenção, está a de que o tipo de conteúdo faz toda a diferença. Em vez de postar propagandas, devemos apostar em contar mais histórias e personalizar o atendimento”, conta. 

Fernanda Bertola/Asimp

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