Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, são alguns dos itens expostos

Na próxima segunda-feira (15), das 8h30 às 13h30, o setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma exposição de diversas endemias, entre elas as causadas pelo Aedes aegypti, como a dengue. A ação acontecerá em uma empresa localizada na Avenida Bandeirantes, 310, região central da cidade. A atividade será voltada tanto para os colaboradores, quanto para os usuários do serviço.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer o larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além da maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, no que diz respeito à prevenção da proliferação do mosquito. Também será levado o mostruário do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião. Serão passadas ainda informações sobre a leishmaniose.

Para tornar a atividade ainda mais lúdica, os agentes de endemias levarão materiais que simbolizam alguns criadouros do mosquito, como tampinhas, garrafas e sacos plásticos. Segundo a educadora em endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, o objetivo da ação é informar a população sobre os meios de prevenção às doenças.

Lucimara explicou que no caso das endemias provocadas pelo Aedes, sempre é falado sobre a importância de verificar os locais que podem acumular água e serem possíveis criadouros, como os vasos de planta; bebedouros de animais; o recipiente que fica atrás da geladeira; caixa d’água, que deve estar sempre tampada e ralos de banheiros.

Segundo a educadora, esta verificação deve ser constante. Os locais devem ser vistoriados pelo menos uma vez por semana e, com apenas 10 minutos, é possível fazer a vistoria dos principais ambientes que podem acumular água. A Secretaria de Saúde disponibiliza um checklist dos pontos que merecem atenção, no link https://goo.gl/Rozyn9.

Empresas, unidades escolares e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 8 às 17 horas, ou pelo e-maileducaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito.

Números da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, na quarta-feira (10), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.164 notificações relacionadas à doença. Deste total, 21 casos foram confirmados, 1.916 descartados e outros 227 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Dayane Albuquerque/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.