Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mostra no Grafatório reúne obras de Danillo Villa, Katharine Nóbrega, Karina Rampazzo e Ricardo Bagge

Quatro artistas de Londrina foram convidados a passar seis meses conhecendo os equipamentos e trabalhando no ateliê da Vila Cultural Grafatório. A ideia era que eles se deixassem contaminar pelas possibilidades oferecidas pelas máquinas, prensas, impressoras e prelos. Após esse período de imersão gráfica, os quatro mostram o que produziram em Flores no Prelo, exposição que abre neste sábado, às 19h30, no próprio Grafatório (Av. Paul Harris, 1575).

Flores no Prelo é o resultado da segunda edição da RASGO, programa de residência artística promovido pelo Grafatório. Os trabalhos reunidos na mostra são bastante diversos, e retratam a pluralidade de poéticas e investigações que os artistas puderam realizar no período de residência.

As obras

Em parceria, a dupla Danillo Villa e Katharine Nóbrega apresentam ao público a obra O discurso te veste. São camisetas dispostas em um varal e que parecem convidar as pessoas a vesti-las e assumir para si as palavras de ordem que elas trazem estampadas. Brincadeiras semânticas e considerações sobre a natureza da linguagem são calibradas por xingamentos (que, na realidade, são apenas menções a partes do corpo). Assim o espectador é colocado em uma tensão que o faz pensar sobre discurso, corpo, linguagem e moralidade.

Danillo Villa é artista plástico, professor e curador da DaP, a Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL. Já Katharine Nóbrega é uma artista paraibana radicada em Londrina, e que trabalha sobretudo com o universo da fotografia.   

Flores no Prelo traz ainda o trabalho da designer e fotógrafa Karina Rampazzo. Ela expõe uma investigação bastante particular de um processo gráfico, e que acaba se tornando uma poética sobre os estados da subjetividade. A artista explorou as potencialidades de um prelo offset manual, interferindo no processo de impressão para conseguir resultados com distorções de formas e cores. A partir da fotografia de um rio, as variações dessas intervenções compõem a série Humores, uma investigação sobre a natureza heraclitiana das emoções humanas.

O cartunista, ator e colagista Ricardo Bagge, por fim, expõe um objeto que talvez seja o lugar por excelência da experimentação gráfica: o fanzine. Usurpações também foi impresso no prelo offset manual e propõe uma abordagem crítica sobre a situação política contemporânea. Com uma verve humorada e crítica, própria de um cartunista, Bagge realizou apropriações e colagens, finalizando ainda seu trabalho com o uso de clichês tipográficos antigos e tipos móveis de madeira.

A abertura         

Durante a abertura de Flores no Prelo, o Bar About estará aberto servindo comidas e bebidas. Também está programada uma conversa informal com artistas participantes da exposição.

Karina Rampazzo/Asimp

#JornalUnião

Obra da série Humores, de Karina Rampazzo

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.