Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Comissão Especial dos Distritos se reuniu com representantes das forças de segurança e discutiu dificuldades ao desempenho do trabalho na zona rural

Em reunião na quarta-feira (26) com os vereadores Jamil Janene (PP), Péricles Deliberador (PSC) e Estevão da Zona Sul (sem partido), que integram a Comissão Especial (CE) de Acompanhamento dos Distritos, representantes da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal (GM) defenderam a necessidade de viaturas adequadas, de armamento próprio para o trabalho nas localidades rurais e mais câmeras de segurança em pontos estratégicos. Os vereadores se comprometeram a apresentar as solicitações ao Estado e ao Município.

Segundo as informações repassadas aos vereadores, os índices de criminalidade já sofreram redução significativa na zona rural, mas com a utilização de viaturas de porte maior, com tração 4x4, armamento mais potente e apoio de recursos tecnológicos seria possível melhorar ainda mais as condições de segurança dos distritos. “O policiamento preventivo tem sido eficiente em relação a vários crimes, mas precisamos de meios específicos para atender estas comunidades”, afirmou o 1º tenente Glauco Andrade de Oliveira, comandante da Patrulha Rural da 2ª Companhia da Polícia Militar. Também o tenente-coronel Pedro Ramos, secretário municipal de Defesa Social, reivindicou mais estrutura para a polícia e para a Guarda Municipal, como forma de intensificar as ações conjuntas dos dois órgãos. “Isto aumentará a eficácia dos trabalhos e a sensação real de segurança.”

Diagnóstico e ações - A Comissão Especial de Acompanhamento dos Distritos tem realizado reuniões semanais com secretários municipais e representantes das forças de segurança e outros órgãos para discutir soluções aos recorrentes problemas das comunidades rurais. As carências enfrentadas por moradores dos distritos do Espírito Santo, Guaravera, Irerê, Lerroville, Maravilha, Paiquerê, São Luiz e Warta e também dos patrimônios já motivaram em 2013 a criação, na Câmara de Vereadores, da primeira e já extinta Comissão Especial dos Distritos.

Segundo o vereador Jamil Janene, que preside a CE, além de relacionar os problemas, a atual comissão está cobrando a agenda de atividades em cada localidade. “A reunião com os policiais e o pessoal da Guarda foi muito boa e agora vamos aguardar que eles nos enviem um cronograma de ações conjuntas e também um levantamento da necessidade de instalação de mais câmeras de segurança nos distritos”, informou o parlamentar. Há duas semanas o distrito de Irerê (zona Sul) já começou a receber os serviços de limpeza de bueiros, instalação de bancos na praça e recape asfáltico, entre outras benfeitorias.

Asimp/CML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios