Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Comissão Especial dos Distritos se reuniu com representantes das forças de segurança e discutiu dificuldades ao desempenho do trabalho na zona rural

Em reunião na quarta-feira (26) com os vereadores Jamil Janene (PP), Péricles Deliberador (PSC) e Estevão da Zona Sul (sem partido), que integram a Comissão Especial (CE) de Acompanhamento dos Distritos, representantes da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal (GM) defenderam a necessidade de viaturas adequadas, de armamento próprio para o trabalho nas localidades rurais e mais câmeras de segurança em pontos estratégicos. Os vereadores se comprometeram a apresentar as solicitações ao Estado e ao Município.

Segundo as informações repassadas aos vereadores, os índices de criminalidade já sofreram redução significativa na zona rural, mas com a utilização de viaturas de porte maior, com tração 4x4, armamento mais potente e apoio de recursos tecnológicos seria possível melhorar ainda mais as condições de segurança dos distritos. “O policiamento preventivo tem sido eficiente em relação a vários crimes, mas precisamos de meios específicos para atender estas comunidades”, afirmou o 1º tenente Glauco Andrade de Oliveira, comandante da Patrulha Rural da 2ª Companhia da Polícia Militar. Também o tenente-coronel Pedro Ramos, secretário municipal de Defesa Social, reivindicou mais estrutura para a polícia e para a Guarda Municipal, como forma de intensificar as ações conjuntas dos dois órgãos. “Isto aumentará a eficácia dos trabalhos e a sensação real de segurança.”

Diagnóstico e ações - A Comissão Especial de Acompanhamento dos Distritos tem realizado reuniões semanais com secretários municipais e representantes das forças de segurança e outros órgãos para discutir soluções aos recorrentes problemas das comunidades rurais. As carências enfrentadas por moradores dos distritos do Espírito Santo, Guaravera, Irerê, Lerroville, Maravilha, Paiquerê, São Luiz e Warta e também dos patrimônios já motivaram em 2013 a criação, na Câmara de Vereadores, da primeira e já extinta Comissão Especial dos Distritos.

Segundo o vereador Jamil Janene, que preside a CE, além de relacionar os problemas, a atual comissão está cobrando a agenda de atividades em cada localidade. “A reunião com os policiais e o pessoal da Guarda foi muito boa e agora vamos aguardar que eles nos enviem um cronograma de ações conjuntas e também um levantamento da necessidade de instalação de mais câmeras de segurança nos distritos”, informou o parlamentar. Há duas semanas o distrito de Irerê (zona Sul) já começou a receber os serviços de limpeza de bueiros, instalação de bancos na praça e recape asfáltico, entre outras benfeitorias.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.