Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está ampliando o Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Família Acolhedora.

Esse serviço consiste em cadastrar, avaliar, selecionar, capacitar e acompanhar famílias londrinenses para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de desproteção que, por ordem judicial, precisam ser afastados de sua família de origem, dando-lhes acolhida e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.

A família acolhedora representa a continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente, que não se compromete a assumir a criança como filho, mas acolhe, mediante guarda provisória e se responsabiliza pelas suas atividades rotineiras até que elas possam retornar para suas famílias ou serem encaminhadas para adoção. Esse acolhimento tem a duração de um período de até dois anos.

Para ser uma família acolhedora, a família deve buscar o serviço, disponibilizar-se a passar por um processo de avaliação, ser capacitado para tal e estar disponível afetivamente para esta vivência. Precisa apresentar os seguintes critérios; Ser maior de 21 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil; Não ter interesse em adoção; Concordância de todos os membros da família; Residir em Londrina há pelo menos 1 ano;Não apresentar pendências com a justiça e com o Conselho Tutelar que indiquem a inadequação da guarda; e não ter passado por situações de luto ou perda recente.

É muito importante esclarecer que ACOLHIMENTO NÃO É ADOÇÃO, as famílias acolhedoras não poderão, sob hipótese nenhuma, adotar as crianças e adolescentes acolhidos. O acolhimento é sempre temporário e provisório, e tem como objetivo principal que a criança retorne à sua família de origem.

Para maiores informações acesse o site www.londrina.pr.gov.br/familiaacolhedora ou pelo telefone 3378-0589.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.