Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta sexta-feira (28), a partir das 17 horas, a população de Londrina terá mais uma opção de gastronomia, pois irá acontecer o 1º Festival de Churros de Londrina, na Praça do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, que está se tornando um ponto gastronômico e de lazer para os londrinenses. O evento também irá acontecer no final de semana, no sábado (29), das 10 às 23 horas, e no domingo (30), das 10 às 22 horas. A entrada é gratuita.

A expectativa é reunir cerca de 15 mil pessoas durante os três dias do festival, realizado pelas empresas Tarde Gastronômica e RT eventos, com apoio da Prefeitura de Londrina. Esta será a primeira cidade do Sul do Brasil a receber a caravana, que vai passar por mais de 40 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até o início de 2018.

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Londrina, Bruno Ubiratan, ressaltou que uma das determinações do prefeito Marcelo Belinati é abrir os espaços públicos para a realização de eventos culturais, gastronômicos e esportivos. Ele ressaltou ainda que o Festival de Churros trará pessoas de diversas regiões do Brasil para Londrina. “Todos ganham com isso, a população, que pode contar com mais opções de lazer, e a cidade, já que eventos como este movimentam a economia do Município, ou seja, os hotéis, o comércio, os taxis, entre outros setores”, destacou.

Este será o terceiro evento que reúne Food Trucks na Praça do Centro Cívico. O primeiro aconteceu em 14 de junho, quando o prefeito Marcelo Belinati assinou o Decreto Municipal nº 739, que regulamenta e disciplina o funcionamento dessa forma de comércio gastronômico.  O segundo ocorreu no dia 20 de julho, quando participaram oito estabelecimentos de alimentos e bebidas.

Food Trucks - Estarão presentes no evento, mais de 15 operações gastronômicas, montadas em Food Trucks e Food Bikes. Os empresários são de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, sendo três de Londrina. Segundo o organizador do evento, Raphael Albini, o objetivo de colocar o Festival em frente à Prefeitura de Londrina é para que toda comunidade londrinense possa participar. “É um evento aberto ao público e voltado para toda a família”, ressaltou.

Deverão ser comercializadas mais de 30 opções de churros, que vão desde o tradicional de doce de leite, até o requintado cone de churros com sorvete, coberturas, granulados e especiarias, além de outras opões, como bolo de churros e a versão salgada do doce. O festival trará ainda lançamentos exclusivos, como o waffle de churros, cheesecake de churros e churros split (versão da banana Split para o doce).

Além dos churros, o Festival trará também a gastronomia artesanal, com opções de hambúrguer, comida mexicana, pizzas, batatas assadas, crepes franceses, entre outros itens. O evento trará também shows ao vivo e diversão para a criançada com a área kids. Quem gosta de passear com o animal de estimação pode ficar à vontade e levá-los.

CMTU – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) irá participar do evento, com os serviços de orientação e fiscalização do trânsito. Segundo o coordenador de controle de Espaço Público da companhia, Alexandre Zuliani, a realização destes eventos foi proporcionada pelo decreto municipal nº 739, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati, que regularizou e disciplinou o funcionamento dos Food Trucks e Food Bikes em Londrina.

Ele explicou que o decreto anterior sobre a atividade dificultava a regularização dos foods na cidade e não deixava clara a contribuição de cada secretaria municipal nesse processo. “Já o atual viabilizou a devida regulamentação, possibilitando a presença dos veículos nos espaços públicos”, frisou.

De acordo com Zuliani, desde a publicação do novo decreto, 11 interessados já procuraram a CMTU em busca da emissão de comunicado para a Vigilância Sanitária. O documento é necessário para que o órgão faça a concessão de licença para a prática. “O solicitante precisa protocolar na CMTU o pedido, apresentando cópias simples de RG, CPF ou CNH, comprovante de endereço e documentação do veículo ou trailer. Deve ainda fazer a discriminação dos produtos que deseja vender, lembrando que o food truck deve estar em nome do empreendedor ou sócio da empresa”, explicou.

Para dar entrada no pedido, que deve ser entregue na CMTU com reconhecimento de firma, o requerente pode entrar em contato pelos números 3379-7959 ou 3379-7951. Por esses telefones, os atendentes da companhia tiram dúvidas e recolhem endereços de e-mail para o envio da lista de procedimentos exigidos. A emissão de comunicado para a Vigilância é feita gratuitamente, condicionada apenas às previsões contidas no decreto.  

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.