Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Deputado Alex Canziani traz palestra de professor de fundação para explicar como melhorar gestão pública.

Uma parceria entre as prefeituras do Paraná e a Fundação Getúlio Vargas, que tem sede no Rio de Janeiro, pode ser uma boa oportunidade para melhorar as ações das administrações públicas, inclusive na execução de programas e projetos de interesse social. A proposta para a formalização de um convênio entre as partes, idealizada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), foi colocada através de uma palestra realizada em Londrina pelo professor da FGV José Henrique Paim Fernandes, que esclareceu como esta união de forças pode ser viabilizada. O evento, no auditório Orlando Boni, na Infraero, reuniu 23 prefeitos, 30 secretários municipais e 16 convidados especiais do Norte do Estado. Paim Fernandes já foi ministro da Educação (em 2014) e diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2015/2016. Ele esteve acompanhado dos diretores técnicos da FGV Ricardo Simonsen e Baiena Feijolo Souto.

A Fundação Getúlio Vargas é uma instituição privada sem fins lucrativos. Reconhecida nacionalmente, existe há 72 anos e está voltada à preparação de pessoal qualificado para a administração pública e privada do país, e também realiza pesquisas e levantamento de dados. “Acho que pode ser um bom caminho a ser trilhado pelos novos prefeitos, ainda mais numa época de crises. São oportunidades que surgem para todos, para os grandes e também para os pequenos municípios”, avalia Alex Canziani, que promoveu o encontro com os técnicos da FGV justamente para mostrar as opções aos gestores municipais. Dentro desta linha, por exemplo, o deputado já recebeu “sinal verde” do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), para ajudar na integração de um programa de parceria que envolva a FGV e as secretarias de Saúde, Educação e de Assistência Social, áreas muito sensíveis da Administração Municipal.

Projetos

Uma das opções que existe para as prefeituras é contar com a Fundação para a realização de projetos que viabilizem o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), através do BNDES.

Segundo Paim Fernandes, a FGV está reforçando a sua atuação junto as administrações municipais para oferecer oportunidades de melhoria de gestão e captação de recursos. Dentre o conjunto de produtos disponíveis se destaca-se: apoio à elaboração de Carta Consulta e aprovação do PMAT, definição de prioridades de ações junto aos municípios, aumento da arrecadação própria e de transferências, ações de planejamento e gestão de áreas estratégicas, iniciativas de qualidade dos gastos em áreas meio e finalísticas, elaboração da Carta Consulta e acompanhamento para aprovação do projeto junto ao BNDES ou agente financeiro.

Os técnicos da Fundação lembram que são financiáveis projetos de investimento destinados ao fortalecimento das capacidades gerencial, normativa, operacional e tecnológica da administração municipal com foco nas administrações geral, tributária, financeira e patrimonial e gestão das secretarias, órgãos e demais unidades municipais prestadores de serviços à coletividade.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.