Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estratégia de unir forças policiais e outros órgãos foi debatida durante reunião da Comissão dos Direitos e Bem-Estar Animal nesta tarde, na Câmara

A criação de uma força-tarefa para combater a presença constante de cavalos soltos em vias públicas e áreas agrícolas próximas à zona urbana foi discutida durante reunião pública coordenada pela Comissão dos Direitos e Bem-Estar Animal na tarde de ontem (14), na Câmara Municipal de Londrina. A união de vários órgãos foi apontada pelos participantes como uma saída para o problema, que vem se intensificando em várias regiões da cidade e causado acidentes com mortes, destruição de lavouras e transmissão de doenças, além de maus tratos a estes animais que, segundo denúncias recebidas pela comissão do Legislativo têm sido utilizados para a realização de rodeios clandestinos.

“O problema extrapolou a questão ambiental. Estamos tratando de um caso de segurança pública”, definiu o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues, admitindo que a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) não tem como enfrentá-lo sozinha. Na próxima semana o órgão deverá convocar uma reunião com representantes da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Concessionária Econorte, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Comissão dos Direitos e Bem-Estar Animal do Legislativo para traçar ações conjuntas.
 

De acordo com o secretário do Ambiente, em 2017 foram apreendidos 196 cavalos em Londrina e até agosto deste ano outros 96 foram capturados. “Mas estes números provavelmente não representam nem 20% dos animais que circulam irregularmente na cidade”, calculou Domingues. Atualmente há uma empresa contratada pelo Município para fazer o resgate dos cavalos, mas muitas solicitações do serviço não estariam sendo atendidas, situação que gerou notificações à terceirizada.
 

Monitoramento

Recentemente a Sema publicou uma portaria determinando a perda imediata do animal encontrado em via pública, caso o responsável não seja um carroceiro cadastrado na Secretaria, e doação para produtores rurais cadastrados. “Daí a importância da colocação de chip nestes cavalos, permitindo que sejam monitorados”, defendeu Domingues. A expectativa, segundo o secretário, é que até o início do próximo ano estes dispositivos comecem a ser implantados nos animais abandonados.
 

A vereadora Daniele Ziober (PPS), presidente da Comissão dos Direitos e Bem-Estar Animal, lembrou que em janeiro deste ano entrou em vigor o decreto 1.544/2017, que regulamenta o artigo 70 do Código de Posturas do Município (Lei Municipal nº 11.468, de 2011), concedendo o prazo de 60 dias para que os proprietários providenciem a transferência destes animais à área rural do município. “A reunião desta tarde foi para cobrarmos que a legislação seja cumprida imediatamente, se preciso com o uso de força policial. A situação não pode continuar como está”, argumentou a parlamentar, que presidiu a reunião desta tarde acompanhada do vereador Amauri Cardoso (PSDB), vice-presidente da Comissão.

Silvana Leão/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.