Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As 37 alunas concluíram os cursos de Depilação, Tortas Doces e Salgadas e Doces e Salgados para Festas, realizados no Senac em convênio com a Prefeitura

Na segunda-feira (9), 37 alunas receberam certificados obtidos com o Programa de Qualificação Profissional da Prefeitura, ofertado pelas Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM) e do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), mediante convênio firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A formatura das alunas ocorreu na unidade central do Senac Londrina, com a presença do prefeito Marcelo Belinati.

As formandas concluíram as atividades referentes aos cursos de Depilação, Tortas Doces e Salgadas, e Doces e Salgados para Festas. Agora, estão aptas a trabalharem nessas áreas, seja por meio da reinserção no mercado de trabalho ou atuando como empreendedoras.

Para a entrega dos certificados, participaram o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Aparecida Rampazzo; e também a gerente executiva do Senac Londrina, Amanda Marconi.

Sem um emprego fixo e com trabalho informal somente aos finais de semana, Elicinete Vieira Machado, de 53 anos, participou do curso de Doces e Salgados para Festas. Ela contou que sempre teve interesse em atuar nessa área, tentou se candidatar a um curso gratuito em outra instituição, mas, por não ter experiência, não conseguiu a vaga. “O ser humano é capaz de fazer qualquer coisa, desde que busque. E eu sempre tive vontade, então fui em um lugar com curso de doces gratuito, mas não consegui. Fiquei muito chateada porque exigiam habilidade. Na mesma semana, vi pela internet a oferta da SMPM, não perdi a oportunidade e me inscrevi. Não vou parar, de pouco em pouco chego lá, quero um futuro melhor para mim e vou conseguir”, comemorou.

Outra formanda que pretende conseguir a reinserção no mercado de trabalho, Cintia de Camargo fez o curso de depilação pois tem interesse em atuar na área de estética. “O curso foi muito bom. Estou desempregada há cinco anos, procurando emprego, e agora, além de experiência com cílios, tenho formação como depiladora. Deu para aprender bem, a professora é muito boa, e daqui para frente quero continuar com estética. As mulheres deixam tudo de lado, menos ficar bonita, então é uma área que compensa. E o curso abre nossa mente, fazemos novas amizades, valeu muito a pena”, detalhou.

Há mais cursos do Programa de Qualificação Profissional em andamento: Manicure, Maquiadora, Cuidadora de Idosos, Design de Sobrancelhas e Unhas em Gel. Em junho, será ofertada uma nova turma do curso de Manicure; e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (43) 99945-0056.

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou as mulheres que concluíram os cursos, e também as equipes das secretarias municipais e do Senac por atuarem de forma a garantir essa oportunidade de qualificação profissional a tantas pessoas. “Temos um instrumento tão importante quanto o Senac em Londrina e, pela primeira vez, em 48 anos de história dessa entidade, a Prefeitura faz um convênio para oferecer cursos para a comunidade. Agora são dois caminhos a seguir. Tendo o curso, você pode buscar um emprego no mercado de trabalho, são várias oportunidades e porta que se abrem. E também abre a porta do empreendedorismo, para vocês criarem seu negócio e trabalharem no seu horário”, destacou.

Representando a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy, a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Aparecida Rampazzo agradeceu o apoio que o prefeito e a SMTER têm oferecido às ações da SMPM, assim como o Senac; e elogiou as formandas por seu empenho e dedicação.

“Até junho, temos 135 vagas disponibilizadas para vocês ingressarem no mercado de trabalho e na geração de renda. A gente sabe que um certificado no currículo pode abrir portas, e que um certificado emitido pelo Senac ajuda ainda mais. Sabemos que não é fácil para as mulheres; temos uma tripla jornada de trabalho no dia a dia, e disponibilizar tempo e dedicação exige muito de nós. Parabéns pela garra, pelo empenho e assiduidade. Vamos colher esses frutos, desejamos muito sucesso para vocês e bons voos”, afirmou a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, enfatizou o feito inédito da Prefeitura, em firmar convênio com o Senac para disponibilizar cursos profissionalizantes. “Isso só foi possível porque o prefeito Marcelo enxerga além do que os outros, ele vê o que as pessoas de fato precisam. Temos que entender que uma administração é feita de obras, de serviços, de uma série de coisas, mas nada adianta fazer tudo isso se não for pensando nas pessoas. Além disso, se já é importante se qualificar e estar certificado, vocês terão em mãos os certificados de maior credibilidade do setor, que é o do Senac. Esse certificado do Senac tem um carimbo que abre portas; e nós queremos ajudar vocês. Nos colocamos à disposição, na SMTER, para encaminhá-las ao mercado de trabalho ou, se vocês desejarem empreender, formalizá-las para fazer o trabalho em casa”, comentou.

Durante a solenidade de formatura, a gerente executiva do Senac Londrina, Amanda Marconi, lembrou os objetivos quando foram dados os primeiros trâmites do convênio com o Município. “Desde o início, sonhávamos em transformar a vida de mulheres e de pessoas que estavam buscando uma mudança de vida por meio de qualificação, de um novo reposicionamento no mercado. Essa aproximação entre o Senac e a Prefeitura só foi possível, ainda que estejamos em Londrina há 48 anos, na gestão do Prefeito Marcelo. E agradecemos muito por essa abertura, porque se não fosse pela atual administração, não poderíamos estar aqui celebrando esse marco, que é a entrega de novos profissionais para o mercado de trabalho”, ressaltou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.