Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento aberto à comunidade reuniu autoridades e representantes de entidades no auditório da Associação Médica de Londrina

Ontem, 13, o Fórum Desenvolve Londrina entregou a comunidade o Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina 2018, com mais de 60 indicadores atualizados e a VII Pesquisa de Percepção da População sobre a Cidade de Londrina. A apresentação do Manual e da Pesquisa foi aberta a população e no auditório da Associação Médica de Londrina (Av: Harry Prochet, 1055), no período da manhã.

O Manual de Indicadores serve para que a população possa qualificar o índice de desenvolvimento do município. Traz o mínimo de informação que orienta este processo, possibilitando que a comunidade conheça seus problemas e contribua com soluções. O caderno de Indicadores em sua 13ª edição é focado em seis assuntos relevantes (educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, tecnologia e economia).

A Pesquisa de Percepção é apresentada com o Manual, pelo sétimo ano consecutivo. E neste ano, os indicadores do Manual “conversaram” com os dados da pesquisa interligando e associando os conteúdos. A comparação dos resultados da pesquisa permite analisar os aspectos que a população avalia que evoluíram positiva ou negativamente na cidade de Londrina. A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro de 2018.

Em 2018, o Estudo do Fórum Desenvolve foi “Economia Criativa Como Desenvolvimento Sustentável de Londrina” e é padrão a pesquisa também trazer perguntas ligadas ao tema do ano. O Caderno de Estudo ainda está em compilação de dados e será apresentado ao londrinense em março de 2019 e será o 12º estudo realizado pelo Fórum.

Pesquisa e indicadores

Alguns números de indicadores assim como resultados da pesquisa chamam a atenção. Para conhece-los, basta acessar o site do Forum – www.forumdesenvolvelondrina.org – e fazer download do Caderno de Indicador 2018.

Com base no indicador “Cidade Ativa e Articulada”, a pesquisa trouxe que 64% da população não se engajariam em alguma causa para a cidade e os que se engajariam apontaram como causa a qualidade de vida, seguida da proteção de animais e saúde. Vale evidenciar que os acima de 55 anos escolheram o Hospital do Câncer como causa e a população entre 35 e 44 anos, a segurança.

No manual de indicadores alguns coeficientes londrinenses vêm se mantendo padrão nos últimos anos, com ressalva para um ou outro ano, como é o caso do número de infrações e delitos cometidos por adolescentes em conflito com a lei; mortalidade infantil, homicídios, estatística que se encaixam no indicador Londrina Cidade Humana Segura e Saudável. A pesquisa trouxe que 85,5% concorda que Londrina é uma boa cidade para se viver, mas a segurança é questionada em alguns números com 52% não se sentindo seguros em caminhar pelas ruas da cidade.

Os indicadores de desenvolvimento econômico mostram números como o Produto Interno Bruto (PIB) Per Capita (R$) num crescendo entre 2010 e 2014 (fonte do IBGE). Neste contexto, de Londrina como uma “Cidade Diversificada e Dinâmica” a pesquisa traz que 42,4% da população concordam que a cidade oferece uma boa perspectiva de futuro para seus moradores, mas também 42,1% apontam que Londrina não teve um bom desenvolvimento econômico nos últimos quatro anos.

Quando se trata de “Economia Criativa” o desconhecimento do londrinense sobre o assunto é fato. Na pesquisa, 85,8% dos entrevistados não ouviu falar sobre o tema. E, entre os que disseram sim, o maior número se encontra na faixa dos 16 a 24 anos, portanto entre os mais jovens. Mas os entrevistados ao serem questionados sobre itens deste setor mais presentes na economia de Londrina, “Gastronomia e Eventos” foram os mais apontados.

Londrina aos 100 anos

Formado por representantes de 38 entidades, o foco do Fórum é 2034, centenário de Londrina, projetando assim, uma “agenda positiva”, para o futuro da cidade e região, atingindo um equilíbrio, econômico, social, cultural e ambiental. O caráter do Fórum é propositivo. Os estudos até agora apresentados renderam frutos com ações em andamento executadas tanto pela sociedade civil, quanto pelo poder público. Os integrantes do Fórum Desenvolve Londrina representam entidades diversas – públicas ou privadas - e participam do Fórum voluntariamente. As reuniões são realizadas todas as quintas-feiras, das 8h às 10h, na sede da Associação Médica de Londrina.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.