Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os interessados em destinar parte do imposto de renda podem participar da campanha “O Futuro é Agora”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (CMDI)

Os brasileiros têm até o dia 31 de maio para entregarem a Declaração Anual do Imposto de Renda. O que muitos não sabem é que podem destinar parte do valor devido à Receita Federal para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (FMDI) e projetos ou entidades inscritos nele.

Os interessados em destinar parte do imposto de renda podem participar da campanha “O Futuro é Agora”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (CMDI). Assim, o dinheiro arrecadado vai ajudar os projetos aprovados pelo CMDI que atendem a população idosa de Londrina.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, explicou que o valor destinado por pessoas físicas e empresas tem sido muito importante para a cidade de Londrina. Entre as obras que foram possíveis com o uso desse dinheiro estão a construção do Centro de Convivência da Pessoa da Região Norte (CCI Norte) e todos os equipamentos necessários para seu funcionamento. “Além do CCI Norte, nós conseguimos financiar o projeto ‘Casa Dia’ para idosos durante dois anos; fizemos o edital para as reformas, compra de materiais e equipamento de proteção individual para uso nas Instituições de Longa Permanência, e também abrimos o edital de oficineiros para atender os centros de convivência com arte, música, teatro e dança. Por isso, toda destinação é bem-vinda e faz muita diferença para a população idosa de Londrina”, disse Danelon.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina, Dácio Villar, lembrou que os valores do imposto de renda são administrados pelo CMDI e distribuído através de editais, para as instituições que cuidam da pessoa idosa no município e que são registrados na Secretaria Municipal do Idoso e na Vigilância, sendo que para isso precisam seguir todas as normativas contidas na legislação, como no Estatuto do Idoso e em leis municipais. “Essa destinação não sai da sua renda, mas do imposto devido, aquele que está devido ao erário e que você pode fazer com que ele fique no município, sem ter que ir ao Governo Federal e depois, algum dia, voltar em algum benefício para as categorias trabalhadas através dos conselhos como da pessoa idosa e da criança, por exemplo”, elucidou Villar.

Como ajudar

A destinação do imposto de renda é limitada a 3% do valor devido ao IR. É possível fazer a destinação diretamente pelo programa de declaração do Imposto de Renda, visto que o próprio programa fará o cálculo para o contribuinte. Basta acessar a aba “fichas da declaração”, no canto esquerdo do site e selecionar “Doações diretamente na declaração”. Clique em novo, escolha fundo municipal e preencha o campo “Valor até o limite disponível para a doação” para finalizar. Ninguém pagará mais imposto por isso e não terá a restituição diminuída. Além disso, quem tiver restituição a receber, o valor destinado será somado à restituição e quem tiver imposto a pagar terá esse montante abatido. O passo a passo para fazer a destinação está disponível no site da Prefeitura de Londrina e no site da Receita Federal.

O contribuinte que tiver alguma dúvida sobre a destinação do imposto de renda devido pode entrar em contato com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso pelo telefone (43) 3376-2642 ou pelo e-mail: cmdi_londrina@yahoo.com.br.

Toda a prestação de contas desses recursos está disponível no portal da Prefeitura e no banco de projetos. Essas instituições podem ampliar seu trabalho, independente de um chamamento público. Para isso, elas elaboram uma proposta, que é analisada pelos conselheiros municipais, e quando aprovada é depositada no banco de projetos. A instituição recebe um certificado de captação e destinará os recibos para os contribuintes que repassaram os valores. “Os projetos estão todos descritos com os valores totais, valores captados e que faltam captar. Todo mundo precisa saber que pode fazer uma destinação de recursos, que pode ficar na cidade, para prestar serviços na cidade”, completou Villar.

Legislação

Segundo a Resolução 033/2020-CMDI, os projetos têm autorização para captar recursos, por meio da destinação do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, durante o período de dois anos. Por isso, eles estão aptos a receber destinações em 2021 e 2022. Essa autorização também pode prorrogada por mais um ano.

A campanha “O Futuro é Agora” é uma iniciativa do CMDI, cujo objetivo é divulgar que o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (FMDI), criado pela Lei Municipal nº 7.841/99 e regulamentado pelo Decreto nº 601/2003. Ele pode receber doações e destinações de parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas. Essas destinações e deduções estão regulamentadas na Lei Federal nº 10.741/2003, que é o Estatuto do Idoso, na Lei Federal nº 12.213/2010, na Lei Federal nº 13.797/2019 e na Instrução Normativa da Receita Federal 1.131/2011.

O uso dos recursos destinados é fiscalizado pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI) junto com o CMDI; pela Controladoria-Geral do Município de Londrina; e pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR). O Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR) também realiza auditorias nas contas do FMDI desde 2016.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.