Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De janeiro a junho de 2018 a instituição registrou 1.325 boletins de ocorrência

O setor de Planejamento Operacional da Guarda Municipal de Londrina divulgou ontem (2), um balanço das atividades do primeiro semestre do ano. De janeiro a junho de 2018 a instituição registrou 1.325 boletins de ocorrência, de diversas naturezas e no mesmo período, de 2017, foram 637. Neste ano a GM recuperou 43 veículos, sendo 32 carros e 11 motocicletas. Retirou 4 armas de circulação, sendo 1 revólver, 2 pistolas e 1 espingarda. No período, 250 pessoas foram detidas ou encaminhadas à delegacia sendo 213 maiores de idade e 45 menores.

No início de 2017 a Secretaria Municipal de Defesa Social fez um estudo a fim de mapear todas as regiões da cidade para distribuir o efetivo de agentes da Guarda Municipal de forma mais eficaz. Ao todo, 377 próprios públicos municipais foram listados, na zona urbana e rural, e hoje são atendidos, todos os dias, com patrulhamento e/ou vigilância por câmeras de segurança.

O diretor operacional da GM, Daniel Sakama, acredita que esse aumento nos atendimentos está relacionado com a confiança que os londrinenses têm depositado na instituição. “A população tem entendido o papel da GM na segurança pública, além de ter aumentado também o grau de confiança. Através dessa confiança, também por parte das demais secretarias municipais e outras instituições, nós vamos caminhando para manter Londrina mais segura”, afirmou.

Patrulha Maria da Penha

A Guarda Municipal de Londrina possui um serviço exclusivo para o atendimento de ocorrências envolvendo mulheres vítimas de violência, pela central de emergência 153, que possuam ou não medida protetiva. A Patrulha Maria da Penha iniciou os trabalhos no dia 6 de julho de 2015, há 3 anos, e conta com agentes capacitados que atuam dia e noite, inclusive nos oito distritos rurais. O primeiro semestre de 2018 finalizou com o atendimento a 105 ocorrências, sendo 53 sem medida e 52 quando a vítima possuía medida protetiva expedida pela 6ª vara.

Central de Comunicação e Monitoramento - Das 1.325 solicitações recebidas pela GM no período, 1.102 foram através da central 153. O setor também possui cerca de 200 câmeras de segurança instaladas nas ruas e prédios municipais. O serviço funciona todos os dias durante 24h. A instituição atende todos os tipos de ocorrência a fim de colaborar na manutenção da segurança pública na cidade.

O Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) é o local que atende registra as ocorrências da instituição. A central opera os telefones 153, telefone de emergência da Guarda Municipal e o 199 da Defesa Civil.

Bruno Amaral/Defesa Social

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.