Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Escola Municipal Armando Rosário Castelo foi a primeira da zona rural atendida pelo projeto, 60 estudantes receberam a certificação

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), realizou no mês de setembro a formatura dos 258 alunos atendidos pelo projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) em quatro escolas municipais. Nesta quinta-feira (19), às 10h, foi a vez da Escola Municipal Armando Rosário Castelo, localizada no distrito de Paiquerê, zona sul. Ao todo 60 crianças de três turmas dos quartos e quintos anos  receberam a certificação de conclusão das atividades. A solenidade de hoje encerrou mais um ano letivo do projeto.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, esteve presente e agradeceu à equipe de Educação da Guarda Municipal e aos demais responsáveis pela execução do trabalho. “Nesses cinco anos de projeto é a primeira escola da área rural atendida. Em relação às crianças formadas hoje, agradeço o empenho de todos. Principalmente da família”, agradeceu.

Emocionado, o secretário, policial militar aposentado, ex-aluno de uma escola rural, lembrou de um momento de sua infância parecido com a cerimônia de hoje. “A gente se emociona também. O primeiro contato que tive foi em um teatro da primeira série onde eu fui escolhido para ser um soldado. E na mesma condição de vocês, 35 anos depois eu consegui coroar êxito numa profissão. Eu desejo sucesso. Que vocês não desviem do caminho. Que vocês acreditem nos sonhos e entendam que todos os conceitos aprendidos sirvam para que vocês sejam cidadãos decentes. Sejam exemplo. Honrem os pais de você”, desejou.

Para   o diretor da escola, Jadir Reis de Mattos, a manhã desta quinta-feira representou um momento de felicidade para a comunidade escolar. “Os alunos aprenderam sobre disciplina, cidadania e respeito. Essa turma que se forma hoje teve um ganho muito grande. Parabenizo a Guarda Municipal pela inciativa. O projeto acontece com apoio da Secretaria de Educação e toda equipe docente. Quem passou pelo curso  nunca mais será o mesmo”, afirmou.

A Guarda Municipal Mirim Mariana emocionou os presentes com a leitura de uma redação, feita por ela mesma, sobre o que aprendeu durante o projeto, e aproveitou para homenagear o trabalho policial. “Sempre achei essa profissão e as pessoas que atuam muito dedicadas. Com o projeto feito pelos guardas municipais pude aprender mais sobre o assunto. É um orgulho saber que eles cuidam da nossa segurança”, afirmou.

O projeto

Durante a execução do projeto, os guardas municipais do grupamento escolar ministram palestras sobre cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying. A ação também é uma oportunidade para um diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, definição do ser cidadão, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade. Os alunos também aprendem ordem unida a fim de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas.

O projeto “Guarda Municipal Mirim” foi implantado em 2014 pela secretaria e já formou aproximadamente 1.360 crianças, em várias escolas. Ele é desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, tem carga horária de 20 horas e acontece paralelamente às atividades letivas. As atividades desenvolvidas visam inclusive criar um vínculo de confiança e respeito entre os alunos, professores e funcionários das escolas, e principalmente ampliar o contato com a Guarda Municipal.

Estiveram presentes na solenidade pais, mães, responsáveis, professores, representantes da Secretaria Municipal de Educação, os vereadores Tio Douglas e Ailton Nantes , diretores da Guarda Municipal, o secretário de Defesa Social Pedro Ramos e o vice-prefeito João Mendonça.

(Bruno Amaral/Defesa Social)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios