Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Escola Municipal Armando Rosário Castelo foi a primeira da zona rural atendida pelo projeto, 60 estudantes receberam a certificação

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), realizou no mês de setembro a formatura dos 258 alunos atendidos pelo projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) em quatro escolas municipais. Nesta quinta-feira (19), às 10h, foi a vez da Escola Municipal Armando Rosário Castelo, localizada no distrito de Paiquerê, zona sul. Ao todo 60 crianças de três turmas dos quartos e quintos anos  receberam a certificação de conclusão das atividades. A solenidade de hoje encerrou mais um ano letivo do projeto.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, esteve presente e agradeceu à equipe de Educação da Guarda Municipal e aos demais responsáveis pela execução do trabalho. “Nesses cinco anos de projeto é a primeira escola da área rural atendida. Em relação às crianças formadas hoje, agradeço o empenho de todos. Principalmente da família”, agradeceu.

Emocionado, o secretário, policial militar aposentado, ex-aluno de uma escola rural, lembrou de um momento de sua infância parecido com a cerimônia de hoje. “A gente se emociona também. O primeiro contato que tive foi em um teatro da primeira série onde eu fui escolhido para ser um soldado. E na mesma condição de vocês, 35 anos depois eu consegui coroar êxito numa profissão. Eu desejo sucesso. Que vocês não desviem do caminho. Que vocês acreditem nos sonhos e entendam que todos os conceitos aprendidos sirvam para que vocês sejam cidadãos decentes. Sejam exemplo. Honrem os pais de você”, desejou.

Para   o diretor da escola, Jadir Reis de Mattos, a manhã desta quinta-feira representou um momento de felicidade para a comunidade escolar. “Os alunos aprenderam sobre disciplina, cidadania e respeito. Essa turma que se forma hoje teve um ganho muito grande. Parabenizo a Guarda Municipal pela inciativa. O projeto acontece com apoio da Secretaria de Educação e toda equipe docente. Quem passou pelo curso  nunca mais será o mesmo”, afirmou.

A Guarda Municipal Mirim Mariana emocionou os presentes com a leitura de uma redação, feita por ela mesma, sobre o que aprendeu durante o projeto, e aproveitou para homenagear o trabalho policial. “Sempre achei essa profissão e as pessoas que atuam muito dedicadas. Com o projeto feito pelos guardas municipais pude aprender mais sobre o assunto. É um orgulho saber que eles cuidam da nossa segurança”, afirmou.

O projeto

Durante a execução do projeto, os guardas municipais do grupamento escolar ministram palestras sobre cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying. A ação também é uma oportunidade para um diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, definição do ser cidadão, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade. Os alunos também aprendem ordem unida a fim de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas.

O projeto “Guarda Municipal Mirim” foi implantado em 2014 pela secretaria e já formou aproximadamente 1.360 crianças, em várias escolas. Ele é desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, tem carga horária de 20 horas e acontece paralelamente às atividades letivas. As atividades desenvolvidas visam inclusive criar um vínculo de confiança e respeito entre os alunos, professores e funcionários das escolas, e principalmente ampliar o contato com a Guarda Municipal.

Estiveram presentes na solenidade pais, mães, responsáveis, professores, representantes da Secretaria Municipal de Educação, os vereadores Tio Douglas e Ailton Nantes , diretores da Guarda Municipal, o secretário de Defesa Social Pedro Ramos e o vice-prefeito João Mendonça.

(Bruno Amaral/Defesa Social)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.