Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em 2016, o projeto atendeu 342 estudantes de quatro escolas municipais; objetivo é conscientizar os alunos sobre cidadania e respeito ao próximo

A Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) realiza amanhã (6), às 11 horas, a cerimônia de formatura da Guarda Municipal Mirim na Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, na região sul. Durante o evento, aberto à comunidade, serão entregues os certificados para 90 alunos do 5º ano que foram atendidos pelo projeto. A escola fica localizada na rua Flor de Lótus, no Parque Ouro Branco.

De acordo com o supervisor da GMEC, Edson Pereira Barbosa, os trabalhos de orientação com os alunos da escola começaram em agosto deste ano e, ao todo, foram realizados oito encontros abordando temas diversos. “Os conteúdos são transmitidos por meio de palestras que tratam das relações sociais, envolvendo diferenças religiosas, étnicas, de gênero e a questão do bullying. Também falamos sobre os direitos e deveres dos cidadãos, a preservação do patrimônio público, aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os malefícios e consequências das drogas na sociedade”, enfatizou.

Durante a cerimônia, além de receber os certificados de conclusão do projeto, os estudantes ainda vão fazer apresentações de marcha e comandos de Ordem Unida, que também são ensinados durante as aulas como forma de estimular o espírito coletivo e o respeito ao próximo.

Segundo a diretora da escola, Hylceia de Jesus Palma, as instruções que os alunos receberam durante o projeto da Guarda Mirim foram importantes para o crescimento pessoal de cada um, ajudando a melhorar o comportamento na escola e a postura diante de professores e pais. “As crianças aprenderam muito sobre respeito, o papel do cidadão e a função da Guarda Municipal na sociedade. Com isso, estão se tornando mais responsáveis, disciplinados e terão condições de se desenvolver como cidadãos conscientes. Essa é a primeira turma da escola formada pela Guarda Mirim, e esperamos que essa parceria tenha continuidade nos próximos anos”, destacou.

O projeto – A Guarda Municipal Mirim é um projeto preventivo executado pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC). A iniciativa teve início em 2014. Até o momento, o projeto já atendeu 622 alunos dos quintos anos de seis escolas da rede municipal. Somente em 2016, participaram das atividades 342 alunos de quatro escolas.

O projeto tem como objetivo principal realizar ações e valorizar medidas preventivas que contribuem para redução dos crimes e de toda espécie de violência praticada ou sofrida pela criança ou adolescente em seu ambiente escolar ou no entorno.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.