Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um lobo guará resgatado em Nova Santa Bárbara, no Norte Pioneiro, está em atendimento no Hospital Veterinário da UniFil e nos próximos dias deve ser solto em ambiente natural. É um animal jovem, de aproximadamente um ano e meio, e ganhou o nome de “Xamã” da equipe de médicos veterinários, técnicos, professores e estagiários. A Polícia Ambiental de Londrina foi buscá-lo e entregou aos cuidados do HV.

O animal chegou sábado e passou por um check up completo: exames de sangue, fezes, cavidade oral e outros. “Fizemos um amplo diagnóstico para verificar se estava faminto ou doente, tinha ferimentos ou algum outro problema. Constatamos um aspecto saudável, inclusive bem alimentado”, diz a professora Mariana Cosenza, coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil.

 “Xamã” foi encontrado numa obra na cidade, acuado por cães. “Ele está na idade da dispersão, à procura de novos territórios. Provavelmente isso o levou ao meio urbano”, explica. A veterinária informa que o lobo guará é onívoro, ou seja, come plantas, frutas e carne. “Com essa diversidade na alimentação, se adapta com facilidade, embora seja um animal difícil de se avistar”, afirma.

Espécie encontrada somente na América do Sul, principalmente no Brasil, o lobo guará ganhou mais notoriedade nos últimos dias, com o anúncio de que sua imagem vai estampar a nova nota de R$ 200,00 que será lançada no país pelo Banco Central. Mariana Cosenza ressalta que o animal é típico de cerrado e tem função importante no ecossistema brasileiro, com sua característica de dispersar sementes e contribuir para o equilíbrio ecológico.

Nos oito anos de atendimento a animais silvestres e exóticos pelo Hospital Veterinário da UniFil, esse é o terceiro exemplar tratado pela equipe. O HV cuida atualmente de 18 animais e aves: macaco-prego, porco espinho, gavião, siriema, arara, tucano, papagaio e outros. “É uma unidade de referência para acolhimento e tratamento, numa parceria com Polícia Ambiental, Força Verde e Instituto Água e Terra do Paraná”, destaca a coordenadora.

Asimp/UniFil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.