Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é realizar a conscientização em prol do envelhecimento saudável, respeito e valorização das pessoas com mais de 60 anos

Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado em 1º de outubro, e homenagear as pessoas acima de 60 anos, a Prefeitura de Londrina deu início ontem (1º) às ações do Mês do Idoso.

A solenidade aconteceu no auditório da Unicesumar, na Avenida Santa Mônica, 450, Tijuca.  Na abertura oficial, os integrantes do coral do Sesc Londrina Cadeião cantaram músicas de MPB, que marcaram época e os idosos participantes do projeto “A rua dança a cidade” fizeram uma apresentação de hip hop. Na sequência, aconteceu o Talk Show com a apresentadora do Programa Vitrine e Revista, da TV Tarobá, Lú Oliveira, e o apresentador da mesma emissora, Vermelho.

A conversa descontraída e interativa contou com assuntos de várias áreas, como saúde, envelhecimento saudável e de direitos do consumidor e do idoso. Para isso, foram chamados para participar o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Dácio Villar; a médica geriatra do Ambulatório de Alzheimer da Prefeitura e professora de Medicina da PUC, Lindsey Nakakogue; a secretária municipal do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon; o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa; e o professor de Direito da Unicesumar Londrina, Henrique Morita.

Assistiram ao evento, 120 alunos de cursos de graduação da Unicesumar e 130 idosos usuários dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) Leste, Oeste e Norte, e usuários dos grupos de convivência referenciados na cidade de Londrina. O objetivo geral das atividades é conscientizar a população sobre a importância de respeitar a pessoa idosa e valorizar sua experiência e conhecimento.

O evento permitiu uma interação entre as diferentes gerações, tratando o envelhecimento saudável como pauta, assim como o respeito e a valorização das pessoas com mais de 60 anos. “Trouxemos diversos temas para serem debatidos, pois é preciso fazer as pessoas pensarem sobre o fato de a população estar envelhecendo muito rápido, vivendo por mais tempo e as ações que precisam ser feitas para estimularmos o envelhecimento saudável”, disse a secretária municipal da pasta.

A médica geriatra lembrou também que um envelhecimento saudável começa com uma boa preparação, que antecede essa nova fase da vida. Ela explicou que, com a rotina acelerada, geralmente, as pessoas não dão a devida atenção às medidas preventivas como, por exemplo, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e aprender coisas novas.

“Cuidar da saúde antes, quando se é jovem, vai te dizer se você terá ou não um bom envelhecimento na posterioridade, sem dependências e prevenindo até mesmo a morte precoce. Por isso, é bacana falar para os jovens o que é preciso fazer para se ter um envelhecimento saudável e o que os idosos precisam continuar fazendo para manter a saúde”, explicou Lindsey.

Já o presidente do CMDI, Dácio Villar, afirmou que, no momento, a intenção do conselho é trabalhar em prol do protagonismo dos idosos. “Queremos que eles comecem a assumir o protagonismo de suas vidas, que tenham presença nos diversos espaços e se empoderem. Em Londrina, temos uma Secretaria do Idoso com extrema atuação, uma comissão especial do idoso na Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal, ou seja, os idosos estão cercados de boas entidades, que oferecem serviços e políticas públicas. E isso é extremamente importante, porque o envelhecimento é dinâmico e acontece todos os dias”, salientou.

Quanto aos diversos órgãos e entidades que existem e atuam no Município em prol dos direitos dos idosos, o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (CEDI), Matheus Mokdese dos Santos, disse estar contente em ver as diversas ações que o Município executa, o que coloca Londrina na vanguarda nesta área. “O processo de envelhecimento não é fácil,  são diversos desafios que se apresentam diariamente. Por isso, saúdo a gestão de Londrina, que tem uma secretaria própria, o que é muito raro no Brasil, uma comissão na Câmara, centros de convivência e Casa Dia, além de um mês de comemorações onde se abre espaço para os jovens participarem ativamente das ações de respeito e valorização dos idosos”, frisou dos Santos.

No evento, o diretor da UniCesumar de Londrina, Carlos Henrique Vici, disse que a intenção é trazer cada vez mais a juventude e a universidade para pensarem sobre o idoso. “Queremos os idosos com qualidade de vida, que possam trazer o conhecimento e suas experiências de vida para os alunos. Porque na universidade conseguimos passar os conhecimentos técnicos, mas no conhecimento de vida, os idosos são doutores e Londrina está na vanguarda disso, através das políticas públicas do prefeito Marcelo Belinati que tem entendido isso e abre as portas da cidade para pensar as políticas para os idosos”, destacou.

Para a idosa Aiko Sato, o evento e toda a programação do mês de outubro são muito bem-vindos e esperadas pelos idosos. “É um encontro muito bom para a gente. Acho que vai trazer mais conhecimento. Estou com 80 anos e ainda faço de tudo: participo do grupo de ginástica duas vezes na semana, ensaio da dança japonesa, o Bon Odori, e faço de tudo em casa, mas sempre fui ativa, desde jovem”, disse.

Para a estudante de pedagogia da Unicesumar, Renata da Costa Bauer, a ação da Prefeitura de Londrina e da Unicesumar é de extrema importância, porque cria um momento para os mais jovens escutarem e aprenderem com os idosos. “É a oportunidade de os mais jovens ouvirem a respeito do envelhecimento saudável e mudarem a percepção que se tem do envelhecimento. Eventos como estes trazem informações importantes para todos nós”, frisou.

Mais ações que serão realizadas durante o mês de outubro estão disponíveis no endereço https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=62408#.XZMyTJdKVDk.whatsapp e estarão elencadas na página da Secretaria Municipal do Idoso de Londrina, no www.londrina.pr.gov.br.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.