Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Audiência pública será realizada nesta segunda-feira à noite; vereadora defende a criação do serviço como medida de prevenção ao abandono de animais

A proposta de criação no município do serviço público permanente de controle da natalidade de cães e gatos, também chamado de Projeto Castramóvel, será discutida em audiência pública nesta segunda-feira (27), às 19 horas, na Câmara Municipal de Londrina. Coordenado pelas comissões de Política Urbana e Meio Ambiente e de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização, o debate terá como tema o projeto de lei nº 11/2017, que tramita na forma do substitutivo nº 1, de autoria da vereadora Daniele Ziober (PP) e será realizado na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br.

De acordo com a proposta o serviço será realizado por meio de unidades móveis destinadas à castração de forma cirúrgica e/ou química e à educação em saúde, com palestras sobre guarda responsável e bem-estar animal. Será possível ainda, segundo o projeto, a celebração de convênios e parcerias com entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais, universidades, estabelecimentos veterinários, empresas públicas ou privadas e entidades de classe para viabilizar a implantação do serviço.

Por meio do substitutivo nº 1 a vereadora Daniele Ziober adequou a redação do projeto à lei federal nº 13.426/2017, que trata da política de controle de natalidade de cães e gatos, e alterou o texto para autorizar o Município a adotar o serviço. “A ideia é incentivar o poder público a fazer sua parte no controle de natalidade e no controle de zoonoses”, afirma a parlamentar, lembrando que muitos animais que hoje se encontram nas ruas saíram de perto de seus donos durante o cio e acabaram por se perder ou são os filhotes que nasceram destes cruzamentos. “O Castramóvel será, portanto, uma forma de prevenção ao abandono.”

Animais atendidos

Ainda de acordo com a parlamentar, o projeto deverá ser iniciado com animais de famílias de baixa renda domiciliados e semidomiciliados (que têm um proprietário mas permanecem fora do domicílio por longos períodos) ou de guarda comunitária, pois é preciso garantir que os cães e gatos submetidos à castração recebam os cuidados pós-operatórios. “O serviço também deverá atender Ongs e protetores cadastrados na Prefeitura”, completa a vereadora, lembrando que os recursos financeiros para a implantação do primeiro Castramóvel já foram obtidos por meio de emenda parlamentar e permitirá que o Município inicie o processo de licitação para compra de um veículo que será utilizado na função de Castramóvel.

“É importante debatermos o assunto para demonstrarmos a importância do serviço e conseguirmos ampliar sua estrutura como objetivo de atendermos no futuro todas as regiões da cidade com mais agilidade”, defende Daniele Ziober. O projeto prevê de início a implantação de uma unidade do Castramóvel, que terá como meta esterilizar até 70 animais por semana. “Atualmente estima-se que existam cerca de 60 mil animais abandonados ou semidomiciliados em Londrina”, destaca a vereadora. De acordo com o projeto, todos os animais atendidos pelo serviço deverão ser identificados por chip ou outro meio eficaz e indolor.

A realização da audiência pública, assim como a consulta a vários órgãos e entidades, foram solicitadas pelas comissões de Política Urbana e Meio Ambiente e de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização do Legislativo como forma de ampliar o debate e certificar a viabilidade da proposta. Foram convidados representantes dos cursos de Medicina Veterinária e hospitais veterinários das universidades; secretarias municipais e Vigilância Sanitária; Conselho Regional de Medicina Veterinária; Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidades de defesa animal, associações de moradores, entre outros. O debate é aberto à participação de toda a comunidade.

Ana Paula Rodrigues Pinto/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.