Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aceleradora do agronegócio da Sociedade Rural inicia com seis Startup`s

A Sociedade Rural do Paraná lançou nesta segunda-feira, 29 de maio, a Aceleradora – GO SRP AGRITECH – em uma parceria com o Sebrae e Senai de Londrina. A abertura oficial da Aceleradora foi no período da manhã, com solenidade no Recinto Horácio Sabino Coimbra. Na sequência, os presentes conheceram o espaço de quase 100 metros quadrados, onde funcionará a Aceleradora, que fica ao lado do Recinto José Garcia Molina.

Participaram o presidente da SRP, Afranio Brandão, diretores e sócios da entidade, o gerente regional do Sebrae Norte do Paraná, Heverson Feliciano, o gerente do Senai Londrina,  Henry Cabral, o presidente do Iapar, Florindo D`Alberto, o Chefe regional da Embrapa Soja, José Renato Bolsas Faria, O presidente da APL de TIC e representante da Sercomtel Participações, Roberto Nishimura, o Deputado Federal, Alex Canziani, representantes da ACIL e de outras entidades.

A Aceleradora faz parte do Programa SRP VALLEY focado em tecnologia e projetos para o agronegócio, resultado da ExpoLondrina 2017, edição que marcou a união destas duas frentes. O programa engloba o Pavilhão Smart Agro, o Hackathon Smat Agro, a Acelerador Go SRP Agritech e o Coworking SRP.

As seis Startup`s que serão aceleradas foram apresentadas a todos durante a solenidade e são a Cowme, Ferrugem Zero, Milch, Scan Field, Smart Fish e Tecepack. Elas foram selecionadas entre 12 participantes, por uma banca técnica, nos dia 9 e 10 de maio. A seleção teve como base interesse do setor, aplicabilidade, mercado, possibilidade de investimento e retorno financeiro.

Todas fizeram parte do 2º Hackathon Smart Agro e ficarão na Aceleradora por nove meses, com assessoria técnica e jurídica, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento dos projetos. A Aceleradora começou a ser gestada logo após o 1º Hackathon Smart Agro, em 2016.

“Nós realmente chegamos a conclusão que sem tecnologia nada funciona. A SRP se propôs a incrementar mais as atividades de inovação e tecnologia na ExpoLondrina 2017, com o Pavilhão Smart Agro e o 2º Hackathon. A saída do Agronegócio é este tipo de trabalho que estamos apresentando agora. Vamos acelerar estas Startup`s para que se estruturem e se tornem grandes empresas e em 2018 teremos novas equipes resultado do 3º Hackathon Smart Agro”, disse o presidente da SRP, Afranio Brandão na abertura oficial da Aceleradora.

Henry Cabral, gerente do Senai Londrina disse que a GO SRP Agritech é um marco para Londrina, cidade que já é um ecossistema. “Faltava algo para unir este ecossistema e o SRP Valley vai possibilitar isto. O Senai é parceiro nesta empreitada”.

O importante é a conectividade que será gerada, disse o gerente regional do Sebrae Norte do Paraná, Heverson Feliciano. “São atores que juntos mudarão uma realidade, oferecendo mentorias, que transformarão estes participantes da Aceleradora em aptos para o mercado”.

Os representantes da Embrapa Soja e Iapar reforçaram o apoio dos órgãos de pesquisa como entidades envolvidas no processo da Aceleradora, reforçando o caráter tecnológico do agronegócio da região. Roberto Nishimura da APL de TIC e Sercomtel disse “vocês fazem as aplicações e nós fazemos os meio que as transporta. Contem com a gente”.

O diretor comercial da SRP e um dos mentores da Aceleradora, Nivaldo Benvenho, destaca que a entidade sentiu a necessidade de colaborar, impulsionando os projetos apresentados durante a maratona. “É uma forma de vermos aqueles projetos, muitos deles de excelente qualidade e que realmente apresentam soluções para problemas do cotidiano do produtor, se tornando realidade”, comenta.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.