Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação que vai até sexta-feira (7) visa conscientizar sobre os locais reservados às pessoas com deficiência

Na terça-feira (4), próximo ao Sesc da avenida Saul Elkind, na região norte, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promoveu atividade de conscientização sobre a utilização indevida das vagas reservadas às pessoas com deficiência. A ação, realizada em parceria com a Associação Famílias Especiais de Londrina (Afel), envolveu a colocação de cadeiras de rodas nos locais de estacionamento. Junto dos assentos, avisos como “volto logo”, “já saio, é bem rapidinho” e outras justificativas surpreenderam os motoristas.

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, a ideia era mostrar aos condutores o quanto o uso irregular dos pontos de estacionamento pode prejudicar a vida de quem precisa. “As mensagens contidas nos cartazes expressam o que as pessoas que dependem das vagas exclusivas ouvem, em geral, dos que param nestes locais indevidamente. Ainda que por pouco tempo, a prática afeta diretamente quem tem deficiência física ou mobilidade reduzida”, explicou.

De acordo com o coordenador, a intervenção tem cumprido o seu papel educativo, levando os atingidos a momentos de reflexão. “Percebemos que, durante a ação, muitos motoristas ficam curiosos e até mesmo irritados pela dificuldade em estacionar. No entanto, ao constatarem se tratar de iniciativa de conscientização, a maioria entende e apoia a mensagem”, contou.

Programação

Iniciada na segunda (3), na avenida São Paulo, área central de Londrina, a campanha da CMTU com a Afel tem atividades até a próxima sexta (7). Hoje (5), a programação contempla a região do Centro Cívico, das 11h às 14h. Na quinta (6), das 8h às 11h, será a vez da Gleba Palhano, no cruzamento da Ayrton Senna com a rua João Huss. Já a última ação ocorre no estacionamento do Super Muffato da avenida Duque de Caxias, com horário ainda a confirmar.

Além da performance com as cadeiras de rodas estão previstas abordagens, entrega de panfletos e emissão de multas morais aos condutores irregulares. Tudo para chamar atenção para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado sempre em 3 de dezembro. Escolhida e promovida pelas Nações Unidas (ONU) desde 1992, a data tem como objetivo esclarecer sobre os direitos das pessoas com deficiência.

No Brasil, de acordo com o último Censo Demográfico, 45,6 milhões de indivíduos declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, o que correspondia, em 2010, a 23,9% da população. Entre os benefícios garantidos a essa parcela dos brasileiros está a reserva de vagas de estacionamento. Em Londrina existem cerca de 175 locais com esta finalidade, espalhados por diversos pontos do município. Quem utiliza tais espaços sem a credencial emitida pela CMTU está sujeito à autuação de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na carteira de habilitação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.