Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inscrições devem ser feitas por meio de formulário online; é preferível que os expositores ofereçam produtos vinculados à cultura negra

De 22 a 24 de novembro, será realizada em Londrina a I Feira Afro Criativos, como parte da programação do Mês da Consciência Negra. A ação irá acontecer no pátio do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, localizado na Rua Benjamin Constant, 900, no centro, e vai reunir empreendedores negros, que irão oferecer diversos produtos e serviços A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio da Prefeitura de Londrina, em parceria com a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR/PR).

As inscrições foram prorrogadas até domingo (17) e aqueles que desejam participar como expositores devem realizar o cadastro por meio do formulário disponível no link http://bit.ly/AfroCriativo. É preferível que os expositores ofereçam produtos e serviços que possuam algum vínculo com a cultura negra. “O número de inscritos já alcançou a quantidade de vagas que foram disponibilizadas no primeiro momento, mas decidimos estender para dar oportunidade a mais pessoas”, contou a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Maria Eugênia de Almeida Pinto.

Na sexta-feira (22), os expositores estarão reunidos no local logo pela manhã para iniciar os preparativos do evento e a movimentação deve começar por volta das 18 horas. A comunidade poderá prestigiar as barracas que terão produtos de artesanato, culinária e serviços de cabeleireiros afro e trancistas. No sábado (23) e domingo (24), a atividade se estende pelo dia todo.

“A iniciativa valoriza a contribuição da população negra para o estado, além de impulsionar o afroempreendedorismo. É importante lembrar que essa população, que por muito tempo ficou silenciada e esquecida, também produz, empreende e consome”, ressaltou a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo.

Maria Eugênia destacou o ineditismo da iniciativa feita em parceria com o Estado e revelou que a expectativa para a Feira é muito positiva. “Esperamos que a junção do Conselho e de entidades dê um novo ânimo para o Movimento Negro de Londrina. Desde os anos 1980 a gente vem plantando sementes que, com o passar do tempo, vêm dando frutos. Depois que abrimos as inscrições para a Feira, notamos o interesse de entidades que realizam um trabalho no município de forma independente ao Conselho, então já foi possível perceber que essa ação será muito estimulante e vai nos permitir conhecer pessoas novas que trabalham diariamente as questões raciais e sociais”, disse.

Capacitação

Complementar à Feira Afro Criativos, o governo do Estado também irá promover ações de formação e capacitação com foco no afroempreendedorismo, por meio de palestras e oficinas, com programação ainda a ser definida.

Outras atividades

Durante a ação, o público poderá visitar a 3ª Mostra de Música Afro-Brasileira, que irá promover o espetáculo Azul Celeste no dia 22, resgatando obras de 15 compositores locais afro-brasileiros, além da apresentação das Escolas de Samba e de artistas convidados, no dia 24. No mesmo período acontece a I Feira da Literatura Afro, com exposição de utensílios de cerâmicas, artesanatos e livros, e barracas para entrega e recebimento de doação de livros. O Museu também está sediando a 34ª edição da Mostra Afro Brasileira Palmares, que ficará disponível até o dia 8 de dezembro.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.