Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Podem participar alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares; edital está no site da Câmara de Vereadores

Amanhã (30) encerram as inscrições para participação nos programas Parlamento Jovem/Câmara Mirim edição 2019/2020, desenvolvidos em parceria pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e Câmara Municipal de Londrina. As inscrições devem ser feitas pelas instituições de ensino por e-mail, a partir do envio de um formulário disponível em arquivo eletrônico no endereço https://www.cml.pr.gov.br/cml/site/camaramirim/docs/2019/edital2019.pdf que também divulga as regras que norteiam o processo de seleção das escolas e a eleição dos estudantes. Podem participar alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares de Londrina.

Criada em 2017 pelo Legislativo, a Câmara Mirim permite que estudantes do ensino fundamental e médio atuem como se fossem vereadores. O "mandato" dura um ano e desde 2018 a escolha dos alunos pela comunidade escolar segue todos os trâmites de uma eleição oficial, por meio de uma parceria da Câmara Municipal de Londrina com TRE-PR, que também desenvolve o projeto Parlamento Jovem. Como resultado desta união, os programas permitem que os estudantes entendam não apenas o processo legislativo como as regras eleitorais e os procedimentos para a eleição dos agentes políticos.

“O objetivo é promover a formação política e cidadã de nossas crianças, nossos adolescentes e jovens. Estimulá-los a exporem seus pensamentos sobre os mais diversos temas propostos, sem a preocupação de que existam ideias divergentes. Aliás, esse é o propósito, promover o saudável debate entre eles”, explica o presidente do Legislativo, vereador Ailton Nantes (PP), lembrando ainda que a experiência é muito rica tanto para estudantes como também para os parlamentares.

Processo eleitoral - Finalizada nesta semana a fase de inscrição das escolas inicia-se a preparação para o processo eleitoral que deverá eleger um vereador mirim e o respectivo suplente de cada uma das instituições inscritas. Para tanto, as escolas deverão indicar os professores responsáveis pelo projeto, para receberem a capacitação da Justiça Eleitoral de Londrina sobre todo o desenvolvimento da primeira etapa, que é o processo de eleição. Durante essa fase, os estudantes conhecerão as regras eleitorais e participarão de todos os procedimentos que antecedem um pleito, como a filiação a partidos políticos fictícios, a participação em convenções partidárias para a escolha dos representantes das siglas e o desenvolvimento de campanhas eleitorais nas escolas. No dia da votação, as instituições de ensino receberão urnas eletrônicas preparadas com as fotos e informações dos candidatos.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.