Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A energia renovável ou alternativa é aquela gerada através de fontes renováveis e, portanto, minimiza o impacto ao meio ambiente, seja por meio do não esgotamento de recursos ou por evitar a emissão de gases na atmosfera. É o exemplo da energia fotovoltaica, que consiste na captação de energia solar e transformação em energia elétrica.

Desde abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 482/2012, revisada pela RN nº 687/2015, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e, inclusive, fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade.

A adesão a esse tipo de energia tem aumentado significativamente nos últimos anos. Segundo levantamento feito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), entre 2016 e 2018, o número de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) relacionadas a energias alternativas cresceu 536% no Estado. Em 2016, foram emitidas 771; em 2018, 4.139. O aumento foi ainda mais expressivo na região de Londrina. O número de ARTs saltou de 61 para 511 nos últimos dois anos, o que significa um aumento de 837%.

“Projetamos continuidade dessa linha ascendente em 2019, pois somente nos três primeiros meses foram emitidas 2.628 ARTs no Paraná para essa atividade. Na regional de Londrina, já constatamos 297”, detalha o Facilitador de Fiscalização e Engenheiro Civil Alexandre Barroso.

O mesmo levantamento mostra que também houve aumento no número de empresas que anotaram ARTs para esta atividade. Em 2016, no Estado, eram 90; em 2018, 212. No mesmo período, na região de Londrina, o número saltou de sete empresas para 29. “Também temos boas expectativas em relação a este ano. De janeiro a março, 177 empresas emitiram ARTs no Paraná. Só na nossa região, foram 24”, detalha Barroso.

Os números só constatam a tendência cada vez mais forte do uso de energias renováveis. São inúmeras as vantagens trazidas pela energia fotovoltaica. “A principal delas é a fonte de luz, que é o sol, gratuita, praticamente inesgotável e de custo zero”, explica o vice-presidente do Crea-PR e Engenheiro Eletricista, José Fernando Garla. “Obviamente, há os custos de elaboração de projeto, instalação, compra de placas, conversores, baterias e toda a infraestrutura”, completa. A média de investimento para um sistema de energia fotovoltaica gira em torno de R$ 20 mil, considerando uma residência de pequeno porte.

Mas é importante ressaltar que, para a instalação e manutenção do sistema, é necessária a contratação de profissionais habilitados nas áreas de Engenharia. “O Engenheiro Elétrico é o profissional indicado para fazer o projeto, que consiste no estudo para implantação do sistema, de modo a garantir o retorno esperado. Há necessidade de tomar uma série de cuidados na elaboração do projeto, como o posicionamento das placas, o ângulo de incidência da luz solar e assim por diante”, explica.

Ao abrir mão de um profissional ou empresa com responsável técnico capacitado, o cliente corre diversos riscos. O sistema de armazenamento de energia pode se tornar poluente, com a emissão de gases no ambiente, por exemplo, ou até danos fatais. “Cada placa pesa em torno de 25 kg e é fixada em um telhado. É importante que seja feito um cálculo preciso da condição dessa estrutura para que não aconteçam prejuízos materiais e acidentes”, alerta o Engenheiro Eletricista.

Após a instalação, recomenda-se a manutenção anual. “No caso das placas, deve ser feita a limpeza; no caso dos conversores e baterias, deve ser observada a vida útil de acordo com as instruções do fabricante. Todos esses cuidados precisam ser seguidos à risca para que o sistema tenha um bom desempenho”, aponta Garla.

Fiscalização

O Crea-PR realizou fiscalização de geração de energia elétrica distribuída entre os meses de março e junho de 2017. O objetivo da ação foi verificar as atividades de projeto e instalação. “Embora não tenhamos informações específicas quanto ao número de empresas que atuam exclusivamente com kits fotovoltaicos, foi possível constatar crescimento nas atividades desenvolvidas”, explica o Facilitador de Fiscalização do Crea-PR, Alexandre Barroso.

O Conselho realiza inspeções para verificar se os profissionais e empresas estão devidamente registrados junto ao sistema Confea/Crea, se emitiram ARTs e se os trabalhos estão sendo executados conforme suas atribuições profissionais, além da presença do responsável técnico. “As inspeções são feitas em usinas, empresas que prestam serviço e consultoria da área, condomínios, shopping, hotéis, hospitais, instalações que possuem geração para consumo próprio e assim por diante”, completa Barroso.

O Facilitador de Fiscalização do Crea-PR lembra que, embora a instalação de kits fotovoltaicos esteja relacionada mais diretamente à Engenharia Elétrica, outras modalidades podem estar envolvidas dependendo da complexidade, porte e dispositivos de suporte necessários à instalação dos kits. “Engenheiros Civis podem elaborar o projeto estrutural e de fundações de concreto-armado, por exemplo, bem como Engenheiros Mecânicos podem trabalhar com o projeto, fabricação e execução de estruturas metálicas para a instalação dos kits fotovoltaicos”, finaliza.

Caderno técnico

O  Crea-PR possui um caderno técnico sobre Eficiência Energética disponível para download sobre o tema. É só acessar o link a seguir: https://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2016/12/eficiencia-energetica.pdf

Asimp/Crea-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.