Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Capacitação é fruto de parceria da Prefeitura com a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários da UEL

Artesãs que integram a Feira Arte Mulher, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), participaram, ontem (23), da aula inaugural do projeto “Gestão de Negócios voltado para o empreendedorismo coletivo”. Trata-se de uma parceria da Prefeitura, por meio da SMPM, e a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (Intes) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Conduzida pelo coordenador da Intes-UEL, o professor Sinival Osorio Pitaguari, esta primeira aula apresentou às artesãs quais os serviços prestados pela incubadora, o que é economia solidária e seus princípios – propriedade coletiva dos meios de produção, cooperação, autogestão, solidariedade, preços justos, responsabilidade social e ambiente.

O intuito do projeto é fortalecer o trabalho realizado pelas artesãs na Feira Arte Mulher, convertendo a iniciativa em uma associação, para que juntas elas possam ampliar sua clientela, obter melhores preços para produção dos artesanatos, otimizar a divulgação dos produtos, sempre em acordo com os conceitos da economia solidária.

Segundo o professor e coordenador da Intes-UEL, o primeiro encontro foi muito positivo, e já está sendo programada mais uma aula, para o próximo mês. “No próximo encontro, daremos a oportunidade para que elas falam sobre as dificuldades e problemas que enfrentam. A partir daí, vamos pensar em como podemos ajudá-las a superar essas dificuldades e problemas. E, principalmente, como elas podem evoluir em seu trabalho, para conseguir vender, produzir e faturar mais, cooperando entre si”, esclareceu.

Pitaguari destacou que o principal ponto do modelo de negócios coletivos é a união de pessoas com um mesmo objetivo. “Isso aumenta a capacidade de enfrentar esse mercado tão difícil e competitivo, ainda mais nesse momento de crise. Com a economia de escala, é possível montar um ambiente de trabalho e investir muito menos do que quem está atuando sozinha. E a ideia é essa, montar negócios coletivos, pois em conjunto elas vão atuar de forma eficiente, competitiva, a ponto de se sobressair e aumentar sua renda”, completou.

Participando desta aula inaugural, a artesã Sara Cavalheiro contou que integra a Feira Arte Mulher desde 2019, produzindo e vendendo produtos em patchwork, bonecas de tecido e costura criativa. Ela percebeu que já aplica alguns dos conceitos da economia solidária, e acredita que uma associação das artesãs trará resultados ainda melhores. “É uma ótima oportunidade que vai se abrir para nós. Já aplicamos o preço justo, a solidariedade, a cooperação, mas envolver mais as artesãs será muito produtivo. Vamos sentar e debater as dificuldades em comercialização e compra dos materiais, para nos unirmos e tornar mais proveitoso para todas”, afirmou.

Todos os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM), com entidades parceiras, como o Senac, também terão, ao final, uma sensibilização com a equipe da Intes-UEL.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy, a parceria com a Intes-UEL visa potencializar a Feira Arte Mulher, investindo na qualificação das mulheres que integram o programa. “Queremos que elas entendam melhor a gestão de negócios, o marketing digital, e tudo mais que a incubadora pode oferecer para elas ampliarem não apenas a produção, mas também o lucro desses artesanatos e consigam gerir melhor seus negócios. Conquistar a gestão de um negócio cada vez mais lucrativo te motiva a empreender e obter um retorno ainda melhor”, ressaltou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.