Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Semana da irmandade foi instituída pela lei municipal n.º 13.006/2020, de autoria do vereador Eduardo Tominaga (DEM)

Durante a sessão ordinária ontem (4), a Câmara Municipal de Londrina (CML) realizou evento alusivo à Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, instituída pela lei municipal n.º 13.006/2020, de autoria do vereador Eduardo Tominaga (DEM). Nishinomiya é uma cidade japonesa localizada na província de Hyogo. A irmandade entre os dois municípios ficou estabelecida na lei municipal 2.680/1976.

Conforme Tominaga, o objetivo da semana, comemorada de 4 a 10 de novembro, é incentivar o intercâmbio cultural, comercial, turístico, educacional e econômico entre as duas cidades, além de intensificar e aprofundar as relações de cooperação em busca do progresso econômico e social. “Não existe nenhum governo, de nenhum outro país que não seja o Japão, que faz tanto investimento em recurso oficial no Brasil, através de projetos que são, inclusive, trazidos pelo próprio consulado do Japão e oferecidos para a sociedade brasileira, e não [somente] para a sociedade nikkei. Já foram investidos [recursos] aqui em Londrina em escolas e equipamentos hospitalares”, pontuou.

Na solenidade foi exibida uma gravação com crianças londrinenses lendo redações sobre a irmandade e destinadas ao prefeito da cidade japonesa. Elas participaram de um projeto realizado com alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais Carlos Dietz e Maestro Andrea Nuzzi. Keiji Hamada, cônsul-geral do Japão em Curitiba, disse que a Semana da Irmandade deve aperfeiçoar o relacionamento entre os municípios. “Esperamos que esta semana seja uma boa oportunidade para que a relação das cidades-irmãs se desenvolva mais no futuro”, afirmou.

O prefeito de Nishinomyia, Toshiro Ishii, e o presidente da Câmara Municipal, Tomokiyo Kusaka, enviaram cartas à CML com agradecimentos pelo intercâmbio entre as cidades. “Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, o qual impossibilita a realização de diversas atividades, agradecemos imensamente pelos esforços de vossa Câmara em apresentar a cidade de Nishinomiya aos cidadãos londrinenses. Espero que, por meio desse tipo de iniciativa, mais pessoas conheçam sobre os laços de amizade entre Londrina e Nishinomiya”, afirmou Kusaka.

Presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, Luiz Hiroshi Omoto, disse que é preciso estender os laços de amizade para as novas gerações. “Necessitamos aumentar a conectividade entre as cidades e zelar pelas relações das gerações mais jovens, progredir com as forças no intercâmbio de pessoas para criar sentimentos de profunda empatia e inspirar, confraternizando os espíritos que irão fortalecer infinitamente na cooperação mútua”, assegurou.

Também participaram da solenidade Nobuyuki Nagata, diretor-presidente do Governo da Província de Hyogo no Brasil, e Moacir Sgarioni, chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina.

Vinicius Frigeri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.