Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quais as consequências para a saúde mental dos filhos que tiveram a imagem de seu pai ou mãe destruída por um dos genitores? Profissionais do Direito e da Psicologia estarão reunidos em Londrina, nos próximos dias 6 e 7 de março, para debater o assunto na Jornada “Os Filhos de Medeia: Interfaces da Psicologia e do Direito – Sobre Alienação Parental eGuarda Compartilhada”. O nome é uma referência à peça de Eurípedes, em que a mãe Medeia, ferida por ter sido abandonada por Jasão, mata os próprios filhos.

A realização é da OAB-Londrina, por meio da Comissão de Direito de Família, da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM).

A abertura será no dia 6, às 18 horas, com o tema geral “Alienação parental: o que diz a Psicologia e o que diz o Direito?”  Já o tema do dia 7, a partir das 18h30, será “A atualidade da guarda compartilhada no Brasil” .

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (http://portal.crppr.org.br). Vários palestrantes farão abordagens sobre os temas das duas noites, conforme programação a seguir:

06 de março de 2018 (terça-feira)

“Alienação parental: o que diz a Psicologia e o que diz o Direito?” 

18h – Abertura 

18h20 – Especificidades da perícia psicológica em casos de alienação parental 

Psic. Glícia Barbosa de Mattos (CRP-05/20414) 

19h – Alienação parental: experiências na Vara de Família 

Juíza Fabiana Ayres Leonel Bressan 

20h – Falsas alegações de abuso sexual em casos de alienação parental 

Psic. Tamara Dias Brocknhausen (CRP-06/73996) 

20h40 – Alienação parental e a pós-modernidade 

Psic. Maria Cristina Neiva de Carvalho (CRP-08/01397) 

21h20 – Debate 

Mediação: Psic. Julia Carolina Bosqui (CRP-08/11695) 

07 de março de 2017 (quarta-feira)   

“A atualidade da guarda compartilhada no Brasil” 

18h30 – O ideal é que sempre se privilegie a guarda compartilhada nos processos de divórcio?   

Juíza Angela Gimenez 

19h20 – O psicanalista no Tribunal de Família: a criança e o instituto da guarda compartilhada 

Psic. Sidney Kiyoshi Shine (CRP-06/18950) 

20h40 – A afetividade e a responsabilidade parental no Direito de Família 

Advogado Prof. Ricardo Calderón 

21h30 – Debate 

Mediação: Psic. Josani Campos Silva (CRP-08/11085)

Workshop

Com a vinda da psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro do Fórum de Direito de Família da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) GlíciaBarbosa de Mattos Brasil para a Jornada “Os Filhos de Medeia: Interfaces da Psicologia e do Direito – Sobre Alienação Parental eGuarda Compartilhada”, a OAB-Londrina, por meio da Comissão de Direito de Família, Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) realizam em Londrina, no dia 7 março, o workshop “Alienação Parental, Guarda Compartilhada, Abuso Sexual e Perícias Psicológicas em Varas de Família e Infância”. Os trabalhos estarão sob o comando de GlíciaBrasil.

O workshop será realizado das 8h30 às 12h30. As inscrições custam R$ 70,00 e podem ser feitas pelo e-mail londrina@ibdfampr.com.br. As vagas são limitadas.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.