Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Completando suas Bodas de Prata e contrariando a crise no impresso, o União mantém-se firme na sua essência de valorizar a comunidade de Londrina e região

1994, a seleção Brasileira era tetra campeã do mundo nos Estados Unidos. No Brasil, o plano real iniciado em fevereiro daquele ano dava nova cara para a economia brasileira. No Paraná, Jaime Lerner era eleito o governador do estado. Em Londrina, a exposição agropecuária era destaque no jornal Folha de São Paulo, sendo considera a terceira maior feira do Brasil.

Também em Londrina, não muito longe do parque Ney Braga, local da expo, zona oeste da cidade, surgia no jardim Bandeirantes pela iniciativa do senhor Valdemir Camargo, o jornal União dos Bairros. De forma tímida, porém inovadora e atuante, a proposta do informativo era levar ao conhecimento dos moradores daquela região tudo o que envolvia o cotidiano da sua população.

Mais precisamente, o mês era julho, naquele inverno gelado, começou a circular pela primeira vez, de casa em casa e em preto e branco, o pequeno jornal da comunidade. Nunca mais deixaria de ser entregue. Como fundador, Valdemir, que era presidente da Associação dos moradores do jardim Bandeirantes na época, viu naquelas publicações uma oportunidade de informar, valorizar e prestar um serviço que até então não existia. Sua personalidade visionária fez com que levasse o projeto adiante, logo o União dos Bairros não estava apenas na zona oeste, mas começou a ganhar terreno por toda cidade.

"Nós procuramos uma forma de valorizar Londrina e a região. Sendo assim, nos tornamos o 'caçulinha da cidade' e buscamos atender reivindicações e as necesidades do povo londrinense", comenta Camargo.

Com essa proposta, Valdemir trabalhou para atender a maiores e menores demandas. Desde a uma campanha que envolva toda a cidade, como o humilde morador de um bairro esquecido que solicita um serviço junto a prefeitura. E essa qualidade pode ser notada em cada página cuidadosamente produzida na redação. "O Jornal União promove uma experiência diferente para o leitor. De certa forma, nós conseguimos estar mais perto do leitor do que outra mídia, pode se notar pela nossa sede. Estamos próximos, qualquer um que bater em nosso portão será atendido", explica Henrique Reis, chefe de redação do jornal.

 Capa da primeira edição em Julho de 1994

Com toda essa disposição em atender as demandas do cidadão, não é difícil imaginar o importante papel que o veículo tem junto aqueles que estão ingressando na imprensa. Desde sua fundação, o União tem sido uma porta de entrada para estudantes de jornalismo que buscam um estágio ou sua primeira oportunidade. Por sua redação já passaram profissionais que hoje se encontram em grandes veículos de comunicação.

Na sala de seu diretor e fundador, as primeiras edições estão anexadas a um livro. Dando uma rápida folheada é possível perceber que ali contém a história, não somente do jornal, mas da cidade e da região que cresceu, evolui. O União não somente faz parte da evolução de Londrina, ele teve e tem participação ativa nesse processo. Vinte e cinco anos depois, sem nunca ter deixado seu leitor "na mão", a história continua a ser contada.

Atual sede do Jornal União

O segredo para esse impresso continuar rodando? O Camargo não contou, mas deu pistas. "No início, a cada jornal que a gente fazia, ficavamos encantado com seus aspecto, tratávamos como um filho que nascia a cada edição. Hoje, tantos anos depois, ainda é assim. Somos um jornal sério, nunca falhamos numa distribuição, faça chuva ou sol, com dinheiro ou sem. Por muitas vezes, no início, publicamos mais por amor do que por valor", conclui.

Hoje, semanalmente, o União não se limita somente em sua versão impressa. Nasceu o Grupo União de Comunicação, que inclui a Tv União, uma web rádio, o portal de notícias atualizado diariamente, além da presença em todas as redes sociais. Toda essa dedicação gerou muitos frutos e reconhecimento público, como você pode ver ao lado.

RECONHECIMENTOS:

1996 - Certificado de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados em Londrina e região;

2004 - Personalidade Londrina 70 anos, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Sociais;

2011 - Diploma de Reconhecimento Público, pelos relevantes serviços prestados à coletividade Londrinense;

2012 - Marca reconhecida e registrada pelo INPJ - Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;

2013 - Menção Honrosa pelos relevantes serviços prestados à comunidade Paranaense oferecido pelo Deputado Mauro Moraes, e da Assembleia Legislativa do Paraná - ALEP, pelo incentivo e serviços prestados junto aos órgãos de segurança do estado;

2013 - Escolha para a representação da "Imprensa Regional" recebendo homenagens da Federação Paranaense de Taekwondo, na realização do seu 31° Campeonato Paranaense;

2013 - Homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná com votos de Louvor e Menção Honrosa pelos 20 anos de serviços prestados a Londrina e comunidade Paranaense;

2013 - Primeiro Lugar no Top Conectada e o 3° Lugar dos jornais da Cidade de Londrina na Pesquisa de Marcas;

Por: Jordino Neto/Jornalista

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.