Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pesquisadora motiva empresários e futuros empreendedores na região de Londrina

Aos 14 anos, Maria Vitória Valoto bateu à porta da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sonhando tornar-se pesquisadora. Cinco anos depois, aos 19, acumula mais de 30 prêmios na área e se prepara para começar, em setembro, a graduação em Biotecnologia na Alma College, em Michigan, nos Estados Unidos. Essas conquistas exigiram superação de desafios frente a momentos dolorosos, experiência que a jovem compartilha com alunos, professores, empresários e lideranças, em uma série de palestras promovida pelo Sebrae/PR e parceiros locais, em Londrina e região.

O interesse de Maria Vitória pela pesquisa surgiu em 2010, após a morte da mãe pelo câncer – aos dez anos, ela queria encontrar a cura para a doença. Mas foi aos 14 que, motivada pelo professor de Biologia, começou sua trajetória como pesquisadora júnior, visando a ajudar pessoas intolerantes à lactose, o que a ajudou a vencer um atribulado período de adaptação familiar.

Hoje trabalhando no desenvolvimento de uma alternativa natural e barata para tratamento de candidíase no Laboratório de Ecologia Microbiana da UEL, Maria Vitória conta que é preciso ter visão empreendedora, senão o trabalho fica no papel. É por esse comportamento que ela tornou-se a primeira mulher a participar três vezes consecutivas da maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF, e a única da América Latina a participar da Google Science Fair, nos Estados Unidos.

A jovem, que também perdeu o pai, neste ano, costuma dizer que a ciência tem salvado a sua vida, por fortalecê-la. “É necessário acreditar nos nossos sonhos e, mais do que isso, traçar um plano para que eles sejam concretizados. Tendo força de vontade e sonhando alto, a gente chega onde quiser”, comenta a pesquisadora, que mira o Prêmio Nobel.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Alesandra Regina de Almeida, o objetivo é levar ao público uma experiência positiva que possa gerar reflexão e mudança de comportamento. “Conhecer a história de vida da pesquisadora ajuda a refletir sobre aproveitar as oportunidades pessoais, profissionais e empresarias, focando nos objetivos e persistindo com a cabeça erguida”, comenta Alessandra.

No Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Jacarezinho, Maria Vitória falou para mais de 150 estudantes durante o evento de abertura e sensibilização para do Programa Startup Garage, iniciativa realizada em parceria pelo Sebrae/PR e instituições de ensino para estimular a criação de startups.

“Estamos em processo de criação de uma cultura de inovação na instituição, e a palestra mostrou como o impossível é uma opinião. Maria Vitória manteve o objetivo como forma de vencer momentos difíceis, o que é necessário para o empreendedorismo”, ressalta a coordenadora de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR, campus Jacarezinho, a professora de Física Maria Fernanda Bianco Gução.

As palestras já foram realizadas em Jacarezinho, Cornélio Procópio, Prado Ferreira, Apucarana, Ivaiporã e Assaí.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.