Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A juventude de Londrina volta as ruas nesta quinta-feira, 30, em defesa da educação e contra a reforma da previdência. Um grande ato será realizado a partir das 16h, com início no Calçadão (Em frente as Pernambucanas), seguida de passeata a partir das 19h. O protesto atende a convocação da União Nacional do Estudantes (UNE) e em Londrina está sendo organizado pelo Levante Popular da Juventude em parceria com o Diretório Central dos Estudantes da UEL (DCE), grêmios estudantis, centros acadêmicos, secundaristas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e demais coletivos cidade.

No início deste mês, o ministro Abraham Weintraub anunciou um corte de 30% nas verbas de custeio de escolas e universidades da educação infantil até a pós-graduação. No dia 15 de maio, mais de um milhão de pessoas participaram dos atos promovidos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e diversos movimentos sociais.

De acordo com o representante do Levante Popular da Juventude, Fernan Silva, a manifestação em Londrina terá várias atividades, como oficinas, panfletagens e conscientização da comunidade." Queremos dialogar com a população e mostrar que, investir em educação, significa investir no futuro do país. Também estaremos questionando a reforma da previdência por entender que ela ataca os direitos dos trabalhadores e prejudica os mais pobres", declarou.

Para a presidente do DCE, Cristina Nunes Maia, a expectativa para amanhã é que o ato seja maior do que no dia 15 de maio quando a juventude colocou mais de cinco mil estudantes nas ruas para protestar contra os cortes da educação. "Vamos lutar contra o sucateamento e a privatização das universidades. Estamos organizados com várias frentes nesta luta que também é contra a reforma da previdência por entender que seremos prejudicados e corremos o risco de nunca aposentar", destacou a estudante.

Para o presidente da APP Sindicato Londrina, professor Márcio André Ribeiro: “as mobilizações são fundamentais na luta em defesa da Educação da Pública e da Previdência, e por isso, é fundamental a participação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação nos atos com os(as) estudantes no dia 30 de maio e na greve geral do próximo 14 de junho”.

Elsa Caldeira/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.